Tudo começou acidentalmente num lugar de Portugal cujo nome eu nunca ouvira: Vila Nova de Famalicão. Posteriormente me ensinaram que era a cidade onde vivera Camilo Castelo Branco, romancista gigante de vida trágica. Menino ainda, li o seu livro "Amor de Perdição", evidentemente sem nada compreender. Li porque não tinha outra coisa para fazer e o livro estava lá, na estante do meu pai. Camilo se apaixonou por uma mulher casada que, por sua vez se apaixonou por ele, e os dois fugiram para viver um amor louco e criminoso. Naqueles tempos do século passado adultério era crime, o marido traído pôs a polícia ao encalço do sedutor que foi preso e passou anos na prisão - sem que o seu amor diminuísse. Imagino que o título do seu livro "Amor de Perdição" tenha sido inspirado por sua própria desgraça. Mas o marido finalmente morreu e os dois apaixonados viveram o resto de suas vidas na casa que pertencera ao marido. Velho, Camilo Castelo Branco ficou cego e foi abandonado pelos amigos. De tristeza, pôs um fim à sua vida.
A casa é hoje um museu. Existe ali um "Centro de
Formação Camilo Castelo Branco", dirigido pelo professor Ademar Santos.
Pois há alguns anos atrás, por obra de uma brasileira que lá vive, chegou às
mãos do professor Ademar um livrinho meu, velho e surrado, "Estórias de
quem gosta de ensinar". O Ademar sentiu logo que éramos conspiradores de
idéias, passou a caçar o que eu escrevia, descobrindo-me finalmente nas
crônicas que publico aqui no Correio Popular aos domingos. Passamos a nos
corresponder via e-mail e o "Centro de Formação Camilo Castelo
Branco" acabou por convidar-me a lá passar uma semana. E foi o que fiz de 2 a 7 de maio. Eu já havia
estado anteriormente em Portugal como turista, tendo conhecido monumentos,
restaurantes e cidades. Dessa vez foi diferente. Conheci pessoas. Conversei com
elas. Tive a recepção mais generosa e inteligente de toda a minha vida.
Recepções generosas – isso é fácil: passeios, jantares, presentes, homenagens.
Mas eu insisto no "inteligente". Cada ocasião era uma aprendizagem
que me assombrava. Dentre elas a "Escola da Ponte". Pedi que o Ademar
me desse explicações preliminares, antes da visita. Ele se recusou. Disse-me
que explicações seriam inúteis. Eu teria de ver e experimentar.
A "Escola da Ponte" é dirigida por José
Pacheco, um educador de voz mansa e poucas palavras. Imaginei que ele seria meu
guia e explicador. Ao invés disso ele chamou uma aluna de uns 10 anos que
passava e disse: "Será que tu poderias mostras e explicar a nossa escola a
este visitante?" Ela acenou que sim com um sorriso e passou a me guiar.
Antes de entrar no lugar onde as crianças estavam ela parou para me dar a
primeira explicação que tinha por objetivo, imagino, amenizar a surpresa. Aqui,
quando a gente vai a uma escola, sabe o que vai encontrar: salas de aulas, em
cada sala um professor, o professor ensinando, explicando a matéria prevista
nos programas oficiais, as crianças aprendendo. A intervalos regulares soa uma
campainha - sabe-se então que vai haver uma mudança - muda-se de matéria,
freqüentemente muda-se de professor, pois há professores de matemática, de
geografia, de ciências, etc., cada um ensinando a disciplina de sua
especialidade. Já falei sobre isso na crônica passada: as linhas de montagem.
É preciso imaginar o delicioso "portuguesh"
que se fala em Portugal para sentir a música segura e tranqüila da fala da
menina. "Nósh não têmosh, como nas outrash escolash (daqui para frente
escreverei do jeito normal...) salas de aulas. Não temos classes separadas, 1º
ano, 2º ano, 3º ano... Também não temos aulas, em que um professor ensina a
matéria. Aprendemos assim: formamos pequenos grupos com interesse comum por um
assunto, reunimo-nos com uma professora e ela, conosco, estabelece um programa
de trabalho de 15 dias, dando-nos orientação sobre o que deveremos pesquisar e os
locais onde pesquisar. Usamos muito os recursos da Internet. Ao final dos 15
dias nos reunimos de novo e avaliamos o que aprendemos. Se o que aprendemos foi
adequado, aquele grupo se dissolve, forma-se um outro para estudar outro
assunto."
Ditas essas palavras ela abriu a porta e, ao entrar,
o que vi me causou espanto. Era uma sala enorme, enorme mesmo, sem divisões,
cheia da mesinhas baixas, próprias para as crianças. As crianças trabalhavam
nos seus projetos, cada uma de uma forma. Moviam-se algumas pela sala, na maior
ordem, tranqüilamente. Ninguém corria. Ninguém falava em voz alta. Em lugares
assim normalmente se ouve um zumbido, parecido com o zumbido de abelhas. Nem
isso se ouvia. Notei, entre as crianças, algumas com síndrome de Down que
também trabalhavam. As professoras estavam assentadas com as crianças, em
algumas mesas, e se moviam quando necessário. Nenhum pedido de silêncio. Nenhum
pedido de atenção. Não era necessário. À esquerda da porta de entrada havia
frases escritas com letras grandes, afixadas na parede. A menina explicou:
"Aprendemos a ler lendo frases inteiras". Lembrei-me que foi assim
que eu aprendi a ler. Minha primeira cartilha se chamava "O Livro de
Lili". Na primeira página havia o desenho de uma menininha com o seguinte
texto, que nunca esqueci: "Olhem para mim. / Eu me chamo Lili. /Eu comi
muito doce. / Vocês gostam de doce? / Eu gosto tanto de doce!" Imaginei
que a diferença, talvez, fosse que o texto do "Livro de Lili" tinha
sido escrito por uma pessoa no seu escritório. E que as frases que se
encontravam escritas na parede da "Escola da Ponte" eram frases
propostas pelas próprias crianças, frases que diziam o que elas estavam
vivendo. Aprendiam, assim, que a escrita serve para dizer a vida que cada um
vive. Pensei que é assim que as crianças aprendem a falar. Elas aprendem
palavras inteiras, pois somente palavras inteiras fazem sentido. Elas não
aprendem os sons para depois juntar os sons em palavras.
"Mas é importante saber as letras na ordem
certa", ela continuou, "porque é assim que se aprende a ordem
alfabética, necessária para o uso dos dicionários". (Ela falava assim
mesmo, não é invenção minha...) Notei, numa mesa ao lado, uma menina que
escrevia e consultava um dicionário. Agachei-me para conversar com ela.
"Você está procurando no dicionário uma palavra que você não sabe?" -
perguntei. "Não, eu sei o sentido da palavra. Mas estou a escrever um
texto para os miúdos e usei uma palavra que, penso, eles não conhecem. Como
eles ainda não sabem a ordem alfabética e não podem consultar o dicionário,
estou a escrever um pequeno dicionário ao pé da página do meu texto para que
eles o compreendam."
"Estou a escrever um texto para os miúdos"
- foi o que ela disse. Na "Escola da Ponte" é assim. As crianças que
sabem ensinam as crianças que não sabem. Isso não é exceção. É a rotina do dia
a dia. A aprendizagem e o ensino são um empreendimento comunitário, uma
expressão de solidariedade.
Mais que aprender saberes, as crianças estão a
aprender valores. A ética perpassa silenciosamente, sem explicações, as
relações naquela sala imensa. Na outra parede encontrei dois quadros de avisos.
Num deles estava afixada a frase: " Tenho necessidade de ajuda
em...". E, no outro, a frase: "Posso ajudar em..." Qualquer
criança que esteja tendo dificuldades em qualquer assunto coloca ali o assunto
em que está tendo dificuldades e o seu nome. Um outro colega, vendo o pedido,
vai ajudá-la. E qualquer criança que se ache em condições de ajudar em algum
assunto, coloca ali o assunto em que se julga competente e o seu nome. Assim,
vai-se se formando uma rede de relações de ajuda.
Ando um pouco mais e encontro uma menina com síndrome
de Down trabalhando com outras, numa mesinha. Ela trabalha de forma
concentrada. Seu presença é uma presença igual à de todas as demais crianças:
alguém que não sabe muitas coisas, que pode aprender muitas coisas. Acima de
tudo ela aprende que ela tem um lugar importante na vida.
Andando, vi um texto intitulado: "Direitos das
crianças quanto à leitura". O primeiro direito rezava: "Toda criança
tem o direito de não ler o livro de que não gosta." Ah!, pensei, "é
possível que Jorge Luis Borges tenha andado por aqui..." Li depois, o
texto dos "Direitos e Deveres", elaborados pelas próprias crianças.
Dentre todos, o que mais me impressionou foi o que dizia assim: "Temos o
direito de ouvir música na sala de trabalho para pensarmos em silêncio"...
Nesse momento eu já estava encantado! Na próxima coluna eu conto mais...
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