segunda-feira, 28 de março de 2011

Metodologia de ensino na ULBRA Gravataí

O processo de ensino-aprendizagem é referenciado no contexto da formação do acadêmico, orientado pelo princípio metodológico da ação-reflexão[1]. As aulas serão: expositivo-dialogadas, pensando na resolução de situações-problema; dinâmicas, práticas e dramatizações, todas com embasamento didático; e desenvolvimento de atividades individuais e em grupo, através do uso de recursos áudio-visuais e meio eletrônico.
Para registro acadêmico os acadêmicos obterão pontuações por aulas presenciais e semipresenciais, através de no mínimo duas avaliações bimestrais, que culminam na avaliação de Grau 1 (G1) e na avaliação de Grau 2 (G2) acumulativas com direito a substituição de um dos graus e cujos critérios obedecem à regulamentação do Estatuto Geral da Universidade.
As aulas semipresenciais serão caracterizadas por atividades de campo, pesquisa bibliográfica e pesquisa eletrônica, análise crítica de artigos e relatórios técnicos científicos. Estas tarefas serão solicitadas em sala de aula, tendo um plano de aula específico, executadas em campo e avaliadas num momento seguinte novamente em sala de aula.


[1] Citado entre outros, o princípio metodológico da Ação – Reflexão é importante como uma dessas tendências que enriqueceram a Educação Física escolar pode depreender algumas significativas contribuições, tais como: conhecimento científico; pensamento crítico do professor e alunos em relação ao corpo e ao movimento; busca da criatividade; maior e diversificado envolvimento dos alunos nas aulas; maior fundamentação; diversificação de conteúdos (temas da cultura corporal); recusa ao autoritarismo; recusa ao elitismo; preocupação com a inclusão de todos (habilidosos não-habilidosos e especiais); apelo teórico-prático (ação-reflexão-ação / saber-fazer e saber - sobre); sugestão de interdisciplinaridade; princípio da ludicidade; participação efetiva do professor nos diversos espaços e tempos escolares; proposta de avaliação. (CARVALHO, F. L. S. F. de., 2005).

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