quinta-feira, 31 de março de 2011

Estágio Obrigatório na Licenciatura em Educação Física

As disciplinas Estágio em Educação Física I, II, III e IV, terão uma carga horária de 408 horas, ao longo do Curso, conforme orientações da Resolução 02/2002/CNE. Estas disciplinas constituem um processo de transição profissional, que procura ligar duas lógicas (educação e trabalho), proporcionando ao estudante a oportunidade de demonstrar conhecimentos e habilidades adquiridas e também treinar competências que já detém, sob a supervisão de um profissional da área.
Os estágios ocorrerão da seguinte forma:
- Estágio em Educação Física na Educação Infantil, com 68 horas a serem desenvolvidas em escolas de Educação Infantil (0 a 5 anos de idade) através da prática de observações, prática de atuação e confecção de relatório.
- Estágio em Educação Física no Ensino Fundamental Séries Iniciais, com 68 horas a serem desenvolvidas em escolas que disponham de Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries, através da prática de observações, prática de atuação e confecção de relatório.
- Estágio em Educação Física no Ensino Fundamental Séries Finais, com 136 horas a serem desenvolvidas em escolas que disponham de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries, através da prática de observações, prática de atuação e confecção de relatório.
- Estágio em Educação Física no Ensino Médio e Ensino de Jovens e adultos (EJA), com 136 horas a serem desenvolvidas em escolas que disponham de Ensino Médio ou EJA, através da prática de observações, prática de atuação e confecção de relatório.
A forma como o estágio está apresentado, dirige o acadêmico para uma atuação com reflexão, ou seja, o acadêmico deve compor sua prática com os conhecimentos absorvidos anteriormente, construindo seu próprio saber pedagógico[1]. No início do semestre, durante as 3 primeiras semanas, acontece uma instrumentalização do acadêmico para a prática, via simulação de práticas, teatralização de situações e mesmo a visitação dos possíveis locais de atuação. A seguir, o acadêmico parte para uma prática de sondagens e de diagnósticos realizadas na escola escolhida, a fim de detalhar as possíveis formas de atuação que serão planejadas. Num terceiro momento, o acadêmico retorna ao convívio docente para compor seu planejamento da atuação, na forma prática de apresentação e elaboração das suas aulas, com sugestões e correções vindas dos orientadores e supervisores do estágio. A partir deste momento, o acadêmico parte para uma nova prática na escola, com mais recursos e experiências absorvidos de todas as situações anteriores. Na última parte do estágio, acontece o fechamento do estágio, com a confecção de um relatório final de todas as práticas e apresentação de suas experiências adquiridas com a prática deste estágio.


[1] Vide PARECER CNE/CP 28/2001.

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