sábado, 26 de março de 2011

Fundamentos do ensino em Educação Física na ULBRA Gravataí

- Os esportes devem ser trabalhados através de uma práxis onde devam ser levantadas suas raízes históricas, concepções e evolução social;
- Os jogos e as brincadeiras lúdicas devem ser abordados considerando a realidade regional e da cultura corporal do acadêmico através das expressões e manifestações características destes elementos, através de levantamento de dados, apresentações e exposições;
- A consciência corporal deverá ser trabalhada de forma que o acadêmico possa aprender a lidar com situações do dia-a-dia, a partir das noções que possui de corpo, através de aulas teórico-práticas do conhecimento e desenvolvimento humano possibilitando reflexões, que lancem desafios e estimulem a criatividade, a crítica e a superação a partir da proposta crítico-superadora;
- As formas ginásticas devem ser trabalhadas através de seu conhecimento histórico, suas origens e sua disseminação no Brasil, levando o educando a compreensão e análise dos pressupostos que também podem ser vistos como teórico-metodológicos;
- A organização de eventos que possibilitem a participação ativa dos acadêmicos, no desenvolvimento e na aplicação das atividades; utilizando-se de uma proposta metodológica que venha de encontro às concepções crítico-superadora e crítico-emancipatória, no sentido de utilizar-se de situações problema e de projetos que ampliem a organização e planejamento das aulas;
- O uso de noções anatômicas, fisiológicas e cinesiológicas utilizando meios que fundamentem os temas abordados a partir de aulas teóricas, visitações e outros recursos, respeitando-se a individualidade de cada um, contextualizando os assuntos trabalhados de maneira a promover uma formação para a autonomia e a criticidade;
- Elaborar as aulas onde os conteúdos sejam os esportes e os jogos, incitando os acadêmicos à criação de novas regras e de formas de participação que contribuam para a superação dos meios institucionalizados, dando-lhes autonomia para modificá-las e transformá-las de modo que sirvam ao interesse geral dos acadêmicos;
- Utilizar-se da leitura e da produção de textos que auxiliem o acadêmico a formar conceitos próprios a partir do seu entendimento da realidade bem como relatá-los com clareza e coerência, relacionando os referenciais trabalhados nas aulas de Educação Física e associando-os as outras áreas do conhecimento, partindo de análises próximas a sua, e suas relações com o mundo globalizado.

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