quinta-feira, 13 de junho de 2013

SER O SEGUNDO É RUIM?


Porque ninguém gosta de ser o segundo? Não gostar dessa colocação, está impregnado em nosso DNA. Desde que, foram criados os dias da semana, por exemplo: qual o dia mais detestado da semana? Segunda feira, ou seja, o segundo dia da semana, pois nesse caso gostamos menos dele que do último, o sábado! Coincidência? Não. Cultura? Sim. Ou, talvez por que: os segundos passam rápidos demais!
Quantas pessoas conhecem o Vice-Presidente da República (Michel Temer)? Digo o segundo maior cargo no planalto! Quem comemora o vice-campeonato de seu time do coração? Na maioria das vezes, esquecemos toda uma campanha esplendida, por causa do segundo lugar, como se todas as outras colocações, superadas, fossem irrelevantes e o segundo lugar fosse o último.
Outro exemplo clássico é: quando vamos receber uma notícia e o sujeito começa sua fala, com: “- Segundo minhas informações”! Olha o “segundo” novamente, pode acreditar que, não vem coisa boa logo após essa introdução! E ser o segundo namorado? Esse então dispensa qualquer tipo de informação. Quem gosta? O mais estranho é: que ninguém reclama de ter sido o terceiro, quarto ou quinto. O grande problema deve ser o segundo lugar mesmo! E música? Alguém sabe qual foi, a segunda música mais tocada nas rádios, no mês passado? – É amnésia é um dos poderes do segundo lugar, Já que, ninguém, lembra-se do vice mesmo!
Mas nem sempre o segundo lugar é ruim, ele também nos proporciona momentos maravilhosos na vida! Porém, não gostar dele, apenas faz parte de uma cultura, moldada para vitória dos derrotados.
E quem disse que o segundo lugar não é vencer?

Ricardo Torquato               
Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí.

Um comentário:

  1. O segundo Lugar é o primeiro lugar de um perdedor. A competição é da natureza humana, quem tentar fugir deste fato vai viver em um mundo paralelo, condenado a não sentir o gosto verdadeiro da vida...com suas derrotas e vitorias...

    ResponderExcluir