domingo, 30 de junho de 2013

Gustavo Borges: de ídolo da natação, a inspiração em metodologia de ensino


A Metodologia Gustavo Borges, um método inovador, formou 5 mil professores em todo País nos últimos sete anos. Todos os meses, os especialistas credenciados apresentam, pelo Brasil, ferramentas práticas e uma estrutura organizada de trabalho para facilitar a relação do gestor, coordenador, professor e aluno.

"O nosso objetivo é o aluno e seu desenvolvimento. Cuidamos das relações com os pais e trabalhamos duro com os professores para que esse desenvolvimento aconteça", diz o medalhista olímpico Gustavo Borges. "O conteúdo pedagógico da Metodologia Gustavo Borges foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar para o crescimento em conjunto dos nossos parceiros".

O método é estruturado e consistente para a natação. São ferramentas práticas e uma estrutura organizada de trabalho para facilitar a relação do gestor, coordenador, professor e aluno", finaliza Gustavo Borges, que além do sistema em escolas credenciadas, é sócio em cinco academias, uma em São Paulo, no bairro do Morumbi, uma em Londrina (PR) e três em Curitiba (PR).

"Bom este método é uma forma de organizar e generalizar as aulas, os alunos (crianças) são diferenciados através das cores da touca, cada cor de touca tem um módulo e cada semana tem um objetivo que é passado ao aluno ao final do módulo, caso o aluno seja avaliado satisfatoriamente ele recebe um certificado de conclusão do módulo e uma touca do próximo módulo. Os alunos adultos usam touca preta e sempre fazem o treino prescrito no quadro estes treinos são trocados a cada semana." Afirmou Odovaldo Priebe (Dodô), acadêmico do curso de Educação Física ULBRA Gravataí, instrutor de natação e grande conhecedor método de Borges.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Como fazer redações a partir de imagens

Neste artigo, estudaremos como você deve proceder no momento em que tiver de fazer uma dissertação a partir de um desenho, gravura, "charge" ou qualquer outro tipo de estímulo visual. Isso tem sido cada vez mais comum nos exames que avaliam a competência dos alunos em interpretar textos verbais e não verbais. Vamos ao texto então.

Estímulo visual sem texto

Imaginemos que você tenha de dissertar com base neste desenho:
redação por imagem
Para compreender o conteúdo básico do desenho, podemos estabelecer, a princípio, que não está havendo comunicação propriamente dita, pois o desenho sugere que um dos interlocutores não está ouvindo o outro. Caso esteja ouvindo, não o faz com a devida atenção, para que possa sustentar um diálogo produtivo.
Deste conteúdo podemos elaborar um tema.
Apesar da importância da comunicação para uma melhor convivência, nota-se claramente que falar é fácil, mas ouvir e dialogar é uma prática que não se encontra com facilidade.
Para desenvolver esta redação aplicaremos um modelo básico de dissertação:
Ouvir: missão quase impossível
Caso um dia parássemos para analisar como são as conversas, os supostos ''diálogos'' ocorridos nas diversas situações do nosso cotidiano, ficaríamos surpresos com os inúmeros elementos que interferem negativamente no processo de comunicação Dentre eles destacamos a agitação das cidades grandes, a falta de paciência em ouvir e a ansiedade de falar
Envolvidos na rotina e na neurotizante correria das grandes cidades, já de início torna-se difícil imaginar que o diálogo entre duas ou mais pessoas possa ser diferente de frases interrompidas, mal-entendidos, perguntas sem resposta, ou mesmo a total falta de oportunidade de conversar Quantas vezes nos corredores de firmas, fábricas, escolas e tantos outros lugares, a cena se repete: duas pessoas andando em sentidos opostos, vão conversando enquanto se distanciam, aumentando o tom de voz até que se perdem de vista, interrompendo, assim, o assunto tratado
Outro elemento que dificulta substancialmente o estabelecimento do diálogo é a incapacidade de ouvir Ouvir não é só escutar o que o outro disse, mas é entender o que o interlocutor falou e refletir sobre o que escutou, a fim de dar continuidade à conversa. O que mais podemos notar nos diálogos é a falta de paciência para ouvir o que a pessoa tem a dizer até que ela conclua seu raciocínio e possa, dessa forma, fazer-se entender Ao que parece, essa impaciência é fruto, em parte, de uma certa ansiedade que cada um tem em comunicar suas ideias.
Assim, o que se costuma ver habitualmente é um arremedo de diálogo através do qual as pessoas dificilmente conseguem uma interação pela linguagem oral. Acreditamos que no dia em que essas dificuldades forem superadas, cada indivíduo poderá ampliar a compreensão do outro e, consequentemente, da própria natureza humana.
Como você pôde perceber, passamos pelas seguintes etapas até chegar à dissertação:
1.   Compreensão do conteúdo básico do desenho.
2.   Formulação de um tema dissertativo.
3.   Aplicação de uma das técnicas.
4.   Elaboração de uma dissertação.
Evidentemente este desenho poderia ter propiciado a formulação de um tema diferente do que apresentamos, mas que teria de estar necessariamente associado ao seu conteúdo básico.
Abaixo vamos ver mais alguns desenhos que servirão de estímulo par a produção de textos dissertativos.
imagem_para_predução_de-dissertação (1)imagem_para_predução_de-dissertação (2)imagem_para_predução_de-dissertação (3)imagem_para_predução_de-dissertação (4)
E aí? Consegue imaginar o tema de cada uma das imagens? Deixe aí nos comentários sua sugestão.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

UM SÁBIO POETA


Uma vez um sábio poeta desejou aos seus discípulos, muita sabedoria, leitura e o dom da escrita, repassando a eles todo seu conhecimento, por meio de seus ensinamentos. Pois esse acreditava que nascera para realizar tal façanha, e quem não era capaz de compartilhar a virtude do saber com o mundo, infelizmente, não estava pronto para ser, um verdadeiro poeta de corpo e alma.
Esse Doutor de cabelos longos, barba grande, com toda sua: “poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil” e seu: “um sete um”, pra lá de especial, vêm conquistando gerações de aprendizes, através da sua simplicidade e cumplicidade com os mesmos. Mostrando aos seus discípulos a importância de uma boa leitura e a magia de escrever, o que nos leva a lugares inimagináveis, realizando nossos sonhos mais remotos, como num passe de mágica. Tudo isso com papel e caneta em nossas mãos.
Mas de onde vem tanta inspiração para escrever? Como alguém consegue publicar tantas obras? Isso somente nosso poeta poderá nos responder. Porém, certo dia ele me falou que: todos podem escrever, basta dedicação, treino e muita determinação, para então, expressarmos nossos mais profundos sentimentos e saberes. Já que, nosso conhecimento, jamais deve ser guardado a sete chaves, pois dessa maneira, morreríamos numa caverna, sem revelar ao mundo o que existe de melhor dentro de nós.
Quanto incentivo e aprendizado nosso Doutor da escrita, que promove sarais de crônicas, fantásticos, tem trazido com sua determinação em guiar-nos pelo caminho da escrita.
Depois de receber tanto incentivo e auxílio desse nobre escritor! Vou agradecê-lo, através dessa singela homenagem!
Muito obrigado, sábio poeta, Ítalo Ogliari, por me ensinar o verdadeiro valor de escrever!
Ricardo Torquato                                                                                                 Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí

Concurso de Crônicas da Ulbra está com inscrições abertas


by Agexonline

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Crônicas, organizado pela Pró-reitoria Adjunta de Extensão e Assuntos Comunitários/Coordenadoria de Cultura da Ulbra. Este ano, o concurso aborda o tema: "As Relações em Família na Contemporaneidade", o qual irá premiar os três melhores trabalhos enviados, que serão selecionados por uma comissão formada por profissionais indicados pela Coordenadoria do curso de Letras. As inscrições vão até 9 de agosto, através do site.
Com informações do portal da Ulbra

quarta-feira, 19 de junho de 2013

PROTESTO



   Depois de assistir a telejornais, navegar nas mais visitadas redes sociais, visitar alguns sites de notícias e debater com amigos, vizinhos, colegas e professores, sobre protestos e suas consequências, levo-me a pensar: por que e pelo que protestar? O mais interessante é: qual a forma correta de protesto?

   Muitas pessoas vão às ruas com as caras pintadas, apenas por ir ou simplesmente por folia, bagunça e vandalismo. Achando que estão promovendo um novo movimento histórico, como se fosse acontecer outro, Diretas Já. Quando na verdade, estão sendo usadas, mais uma vez pura e simplesmente, para manobras politicas. Pois ninguém consegue algo, através de vandalismo e violência, o que gera mais violência. 

   Talvez se protestássemos, com educação ao invés de atear fogo em ônibus e depredar locais públicos, assim evitando vitimas e feridos, nossas reivindicações teriam mais retorno imediato. Porém, existe outro problema tão grande quanto o vandalismo durante qualquer tipo de protesto, esse é o fato de não saber: pelo que e por quem estão lutando. Mas para isso é preciso ter educação, algo que o governo, nunca nos deu.

   Já que, quanto menos cultura, menor o nível do protesto? Cabe a você refletir, sobre a situação que nosso país encontra-se!Mas saiba: luta, diálogo, amor e protesto, todos têm consequências. Quais são elas? Somente a maneira que protestarmos nos dirá!

Ricardo Torquato                                                                                                 Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí

ProUni oferece mais 90 mil bolsas de estudo


by Agexonline

Foi anunciado nesta segunda-feira, dia 17, pelo  ministro da Educação, Aloizio Mercadante que o ProUni (Programa Universidade para Todos) vai oferecer mais de  90.000 bolsas de estudo para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Serão 55.658 bolsas integrais e 34.352 parciais, de 50% do valor das mensalidades das instituições particulares. As inscrições para o Prouni começam na sexta-feira, dia 21, e vão até o dia 25 de junho.
Para se inscrever no Prouni é preciso ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter zerado a redação e deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter tido bolsa integral em escola particular.
fonte: coletiva.net

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Inscrições abertas para Concurso de Crônicas


publicado em 14/06/2013 13h51
O tema é As Relações em Família na Contemporaneidade
Estão abertas até 09.08 as inscrições para o Concurso de Crônicas que tem como tema As Relações em Família na Contemporaneidade. A proposta da atividade é sensibilizar estudantes do ensino superior para a produção/criação e leitura de crônicas; diversificar as experiências de escrita de modo a desenvolver a sensibilidade estética e a imaginação; e valorizar talentos. A divulgação do resultado ocorrerá dia 26.08. Inscreva-se aqui.

A organização do concurso é da Pró-reitoria Adjunta de Extensão e Assuntos Comunitários, através da Diretoria de Assuntos Comunitários/Coordenadoria de Cultura. As regras dpodem ser conferidas no Edital Nº 01/2013. Os trabalhos enviados serão selecionados e avaliados por uma comissão formada por profissionais  indicados pela Coordenadoria do curso de Letras. Serão escolhidas três crônicas, indicando o primeiro, segundo e terceiro lugares.

Premiação
1º lugar: Prêmio no valor de R$ 400,00*
2° lugar: Prêmio no valor de R$ 250,00*
3° lugar: Prêmio no valor de R$ 150,00 *
*  em crédito da FNAC

Informações:
Coordenadoria de Cultura da ULBRA
Fone: (51) 3477.9266
Prédio 14, sala 321
E-mail: cultura@ulbra.br
- See more at: http://www.ulbra.br/imprensa/noticia/acontece/4388/inscricoes-abertas-para-concurso-de-cronicas/#sthash.N66bS9Oi.dpuf

quinta-feira, 13 de junho de 2013

SER O SEGUNDO É RUIM?


Porque ninguém gosta de ser o segundo? Não gostar dessa colocação, está impregnado em nosso DNA. Desde que, foram criados os dias da semana, por exemplo: qual o dia mais detestado da semana? Segunda feira, ou seja, o segundo dia da semana, pois nesse caso gostamos menos dele que do último, o sábado! Coincidência? Não. Cultura? Sim. Ou, talvez por que: os segundos passam rápidos demais!
Quantas pessoas conhecem o Vice-Presidente da República (Michel Temer)? Digo o segundo maior cargo no planalto! Quem comemora o vice-campeonato de seu time do coração? Na maioria das vezes, esquecemos toda uma campanha esplendida, por causa do segundo lugar, como se todas as outras colocações, superadas, fossem irrelevantes e o segundo lugar fosse o último.
Outro exemplo clássico é: quando vamos receber uma notícia e o sujeito começa sua fala, com: “- Segundo minhas informações”! Olha o “segundo” novamente, pode acreditar que, não vem coisa boa logo após essa introdução! E ser o segundo namorado? Esse então dispensa qualquer tipo de informação. Quem gosta? O mais estranho é: que ninguém reclama de ter sido o terceiro, quarto ou quinto. O grande problema deve ser o segundo lugar mesmo! E música? Alguém sabe qual foi, a segunda música mais tocada nas rádios, no mês passado? – É amnésia é um dos poderes do segundo lugar, Já que, ninguém, lembra-se do vice mesmo!
Mas nem sempre o segundo lugar é ruim, ele também nos proporciona momentos maravilhosos na vida! Porém, não gostar dele, apenas faz parte de uma cultura, moldada para vitória dos derrotados.
E quem disse que o segundo lugar não é vencer?

Ricardo Torquato               
Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

O bicho


"Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre detritos.
Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão, Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem"


(Manuel Bandeira. "O Bicho", Em: Manuel Bandeira. Poesia c Prosa, Rio de Janeiro: Aguillar, 1958 vol.I, p.356.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Vestibular 2013/2 tem mais de 7,2 mil inscritos no Brasil


 
Está tudo pronto para a edição de inverno do Vestibular da ULBRA que ocorre amanhã, 08.06, em 13 das 15 unidades de ensino superior da Universidade em todo o Brasil, além dos polos de educação a distância. Polos e campi de Rondônia (Ji-Paraná e Porto Velho) realizarão suas seleções no domingo, 09.06. As provas serão aplicadas a partir das 9 horas, com duração de duas horas. A presidente da Comissão Permanente do Vestibular, Graziela Macuglia Oyarzabal, está otimista quanto a procura de candidatos para esta edição. Para este processo seletivo estão inscritos 7.212 candidatos. Desses 4.381 são para os cursos presenciais, o que representa 6% mais concorrentes em comparação ao processo 2012/2. Para EAD e semipresencial/EAD são 2.831 concorrentes.

O comparativo não leva em consideração os inscritos no ano passado para os cursos de Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária. “Esta é a prova principal do segundo semestre e esta edição tem uma situação atípica por não ofertar os principais cursos da saúde na maioria dos campi”, observa a presidente da Comissão. Nesta edição três campi oferecem vagas para Odontologia e Medicina Veterinária. Para o primeiro há oferta para Cachoeira do Sul (RS) e Torres (RS). Ji-Paraná (RO) tem vagas para Medicina Veterinária. “Estamos trabalhando para captar o aluno para cursos das outras áreas, que não são da saúde”, completa Graziela.
 
Gabarito a partir das 16 horas de sábado
O gabarito para o processo seletivo de amanhã, 08.06, estará no site da Universidade (www.ulbra.br/vestibular) cerca de cinco horas após o final da prova, ou seja, a partir das 16 horas. O horário é o mesmo para o caso das unidades de ensino da ULBRA em Rondônia, que realizam seu Vestibular no domingo, 09.06. O Listão do RS, Santarém e Ji-Paraná será divulgado na segunda, 10.06.
O listão com os aprovados aos cursos presenciais será disponibilizado também na página da ULBRA na internet, no dia 10.06, a partir das 18 horas para os candidatos dos campi do Rio Grande do Sul, Santarém (PA) e Ji-Paraná (RO). No caso de Manaus (AM) os nomes estarão na página a partir das 17 horas (horário local) do mesmo dia. Já para o campus de Porto Velho (RO) o nome dos aprovados será conhecido a partir das 10 horas do dia 11.06.   As unidades de Palmas (TO) e Itumbiara (GO) divulgarão seus aprovados em até 72 horas após o término da prova. Para EAD e semipresencial/EAD a data do listão é 14.06, a partir das 18 horas.
 
Nova etapa marcada para julho
A Universidade já está preparando outra etapa para julho. “Assim que finalizarmos o processo deste final de semana vamos iniciar a seleção marcada para o dia 04.07”, salienta Graziela. A expectativa da presidente da Comissão é abrir novas inscrições na próxima semana. “Já estamos sendo procurados por pessoas que perderam o prazo para inscrição da prova de amanhã (08.06). Por isso, abrimos outras etapas depois, para dar oportunidade para quem perdeu o prazo ou estava em dúvida sobre o que cursar.”

E para quem ainda não decidiu sobre o curso que gostaria de fazer pode aproveitar e buscar junto à ULBRA Canoas (RS) o serviço de orientação vocacional. O teste tem o investimento de R$ 10 e para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 3477.9188. O atendimento é das 9 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

TALENTO ESPORTIVO NA ESCOLA

Certo dia estava conversando com um amigo, sobre esporte. Quando esse fez uma pergunta muito interessante e com um grau de curiosidade elevadíssimo. Demonstrando um desejo enorme em saber: como produzir e estimular um talento esportivo na escola? Ou de que forma, trabalhar um aluno com qualidade inata para o esporte? Nossa meu camarada, essa sua vontade de entender a maneira certa para realizar tal façanha em ambiente escolar é contagiante. Tanto quanto, a determinação dos sonhos esportivos de nossos jovens atletas, em fase escolar!

Porém, quais os recursos devem ser utilizados, para tornar tudo isso possível? Qual o papel da escola e do professor, nesse processo? Cabe à escola detectar talentos esportivos? Preparar o aluno, nessa fase é primordial, já que todos querem ser o Neymar ou Usain Bolt, mas infelizmente, fora do ambiente escolar, poucos serão. Talvez, uns não conseguirão por: motivos financeiros, falta de apoio da família e alguns, por não possuir tanto talento esportivo.

O governo está implantando o programa atleta na escola e, quem sabe, com esse apoio, poderemos oferecer algum destino esportivo a esses talentos detectados em atividades escolares. 

Fizemos um grande avanço no esporte, junto à educação! O que você acha?

Ricardo Amando Torquato                                                                                                 Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí

A dura realidade do atletismo local

 Após 12 anos de realização de grandes eventos de atletismo no Pará, foram gastos cerca de R$ 3,35 milhões em três anos do Grande Prêmio Brasil da modalidade. O valor elevado contrasta com uma dura realidade: a falta de patrocínio e incentivo público e privado predominam.

Os profissionais de Educação Física que desempenham funções como treinadores de atletismo no Estado do Pará estão, em sua maioria, cedidos por projetos sociais do Governo do Pará ou da Prefeitura de Belém e acabam por dividir seus tempos para poderem treinar os atletas.
O resultado desta realidade são técnicos sobrecarregados e sem poder prestar o acompanhamento necessário a todos os competidores e até mesmo aos participantes dos projetos. Enquanto acompanhava o treinamento de seus pupilos que iriam disputar o 37º Troféu Norte Nordeste, que ocorreu em Belém de 17 a 19 de maio, a professora Sandra Queiroz se dividia em três para também prestar apoio a um garoto que fazia o lançamento de dardo no campo e a uma jovem que treinava salto em distância na caixa de areia sem estrutura da Esef da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
“Aqui no Pará é assim mesmo. Eu tenho duas turmas pelo projeto Escola de Esporte da Sejel da Prefeitura de Belém: uma para as pessoas que estão sedentárias e querem começar a praticar esporte e uma de aperfeiçoamento, para os jovens que almejam competir no Atletismo, na qual eu tenho aproximadamente 25 atletas. A gente acaba tendo que centrar naqueles garotos e garotas que têm mais possibilidades de avançar na modalidade. Estamos longe da realidade de Rio de Janeiro e São Paulo onde os técnicos são divididos por provas para dar o acompanhamento aos competidores”, revelou.
O professor, já aposentado, Adonai Queiroz, marido de Sandra Queiroz há 30 anos, também ajuda no treinamento dos novos talentos por amor ao esporte. Preocupado com a situação difícil, Adonai reclama das atuais condições de treinamento na UEPA. “A Escola Superior de Educação Física (Esef-UEPA) está sucateada. Os equipamentos que têm aqui são da época que eu era estudante, de 30 anos atrás. Como os Jogos Estudantis Brasileiros vão ser aqui no Pará, pode ser que eles voltem a equipar de novo. Outro problema é a nossa pista que já está deteriorada”, desabafou.
Porém, segundo a professora Suzete Montalvão, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Seul-Coreia do sul, em 1988, no revezamento 4x400 m, e que ajudou a revelar o atleta campeão paralímpico Alan Fonteles, as dificuldades para fazer atletismo no Pará superam as questões de infraestrutura.
“A maioria dos nossos atletas são de famílias carentes e por isso muitas das vezes não tem nem mesmo o dinheiro do ônibus para virem treinar. Nós, professores, ajudamos como podemos, arrumando o dinheiro para o transporte, comprando algum alimento e o tênis específico para eles treinarem, conseguindo atendimento médico quando eles precisam. Infelizmente é assim. Falta muita coisa para esta modalidade aqui no Pará e mesmo assim nós conseguimos nos superar e fazer um grande trabalho”, avalia.
Em nota, a Universidade do Estado do Pará (UEPA) garante que serão investidos R$ 6,1 milhões em obras e reformas não apenas no Campus III (Educação Física), mas também no espaço esportivo do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). As mudanças estruturais na pista de atletismo e no ginásio de Ginástica Olímpica, entre outras reformas iniciarão na segunda quinzena de junho e tem previsão de serem finalizadas em setembro. A verba empregada será fruto de investimento do Comitê Olímpico Brasileiro, R$ 4,5 milhões, e R$ 1,5 milhão do Governo do Estado.

sábado, 1 de junho de 2013

LIVE RESULTS - Prefontaine Classic

Prefontaine Classic website

Meet Info
Start Lists

 DisciplineMen / WomenStatusPOINTS

Hammer Throw Women Women Result

Shot Put Women Women Result Standings

Long Jump Men Men Result Standings

Javelin Throw Women Women Result Standings

National 1500m Men Men Result

National 800 m Women Women Result

International Mile Men Men Result

10,000m Men Men Result

Pole Vault Men Men Result Standings

Triple Jump Women Women Result Standings

400 m Women Women Result

5000m Women Women Result Standings

High Jump Men Men Result Standings

400 m Hurdles Women Women Result Standings

3000m Steeplechase Men Men Result Standings

1500m Women Women Result

100m Women Women Result Standings

Discus Men Men Result Standings

100m Men Men Result

400m Men Men Result Standings

800m Women Women Result Standings

110 m Hurdles Men Men Result Standings

200 m Men Men Result Standings

5000m Men Men Result

800m Men Men Result

Bowerman Mile Men Result Standings