Parabéns aos acadêmicos! São experiências assim que enriquecem a aprendizagem.
Foi um final de semana de chuva e de frio, mas que valeu a pena para um grupo de acadêmicos do curso de Educação Física da ULBRA Gravataí.
Como staff, todos participaram de várias modalidades de atletismo, tênis de mesa, golbol, basquete. Além de assistir as competições, puderam conversar com muitos professores, árbitros, técnicos e atletas (escolares e profissionais), o que certamente contribuiu para a formação acadêmica, pois foram discutidos temas como a preparação física, técnica e tática, especificidades de cada modalidade, visão e experiências de treinadores e jogadores sobre eventos paraesportivos, dificuldades para a formação de atletas, diferenças entre as equipes de ponta e aquelas que realmente se superam para participar de competições, histórias de vida de alguns jogadores, etc.
Muitas coisas chamaram nossa atenção, como o excelente desempenho da equipe de basquete de Caxias, com atletas de Seleção Brasileira, grandes patrocinadores, enfim, com jogadores que “vivem do esporte”. A grande superação dos atletas, também do basquete, de São Leopoldo, que há dois meses sem treinar, por falta de tabelas no ginásio onde fazem sua preparação, jogaram um belo basquete e ficaram em quarto lugar, além disso, encontraram enorme dificuldade em conseguir a documentação necessária para poder representar sua cidade.
Segundo o colega André Fraga, o momento mais emocionante aconteceu em uma das disputas dos 100m, onde um atleta com enormes dificuldades de locomoção completou a prova levando alguns minutos, enquanto seus adversários levaram alguns segundos. Ele não desistiu e abaixo de muita chuva completou o percurso sendo muito aplaudido por todos que assistiam.
O almoço de sábado e domingo também estava excelente, os acadêmicos deram o exemplo fazendo de seus pratos um colorido de saladas e bebendo muito suco natural, nada de refrigerantes... (me engana que eu acredito...). Brincadeiras a parte, além da boa comida também serviu como um momento de integração.
Fica o agradecimento ao professor Jorge Eckert pela oportunidade em poder participar deste grande evento, pois através de seu convite, novamente vivenciamos a realidade do paradesporto do RS, podendo assim refletir sobre algumas possibilidades para nosso futuro profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário