Em seu surgimento, a educação física era utilizada como instrumento
ideológico e de manipulação. Ela sempre esteve ligada às instituições
militares e à classe médica, as quais sempre a utilizaram de acordo com
suas necessidades de atuação.
No decorrer de sua história, diversos conceitos e seguimentos
surgiram para a educação física. Dentro destes seguimentos encontra-se a
educação física escolar. A educação física escolar, que só se tornou
disciplina comum aos currículos escolares em meados dos anos 60, surgiu
em meio à necessidade de aumentar a capacidade de produção dos
indivíduos.
Esta necessidade surgiu nos anos 30 devido ao processo de
industrialização e urbanização e ao estabelecimento do estado novo. Com o
passar do tempo, difundiram-se outros conceitos de educação física,
outros métodos de utilização da mesma de maneira que o indivíduo pudesse
desenvolver capacidades além do condicionamento corporal para a
produção.
Porém, a educação física escolar além de visar somente o
condicionamento corporal, não o faz de maneira satisfatória tão pouco
transmite conhecimento, o que torna as aulas de educação física sinônimo
de lazer para grande parte dos alunos.
Segundo a especialista Valéria Alvin Igayara de Souza, a
educação física escolar deve sim integrar o aluno na cultura corporal do
movimento, porém, de certa forma, deve transmitir conhecimentos de
saúde sobre as várias modalidades do esporte e do fitness. A
especialista acredita que, usando esse método, seria mais fácil de
adaptar o conteúdo das aulas às necessidades e à fase de crescimento de
cada aluno e, ao mesmo tempo, desenvolveria as potencialidades de cada
aluno sem que houvesse uma "seleção".
Do Portal Educação
http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/15413/educacao-fisica-escolar
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