domingo, 1 de dezembro de 2013

OS DESAFIOS E A DIVIDA DA EDUCAÇÃO


Diante do contexto de evolução constante, que vivemos e infelizmente muitos ainda não estão preparados econômica e politicamente para acompanhar essa evolução, a Educação de Jovens e Adultos tem como desafio, primordial, promover uma educação, que resgate e forme cidadãos capazes de questionar sua realidade expressando os problemas do cotidiano, de forma coerente, com autonomia para resolvê-los com integridade moral. Desta maneira, utilizando instrumentos como: pensamento lógico, criatividade, intuição e capacidade de análise crítica e construtiva, desenvolvendo a competência de selecionar procedimentos e decidir entre os mais adequados. Tornando-se cada vez mais autônomo e politizado, através do sentimento de confiança em suas ações, tanto éticas, quanto afetivas de inter-relação pessoal e inserção social, para agir e prosperar na busca do conhecimento e cidadania, proporcionando a oportunidade de escolarização básica para jovens e adultos.
A partir, das diferentes linguagens, bem como: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, visando à produção, expressão e comunicação de ideias, interpretação e usufruindo das suas produções culturais em diferentes contextos sociais e situações de comunicação e condições de acesso. Todavia, diminuindo a evasão escolar e melhorando a qualidade de vida desses estudantes, sendo eles jovens ou adultos.
Pois, através desse enfoque, a EJA terá a capacidade de ofertar oportunidades de acesso aos próximos estágios e modalidades do ensino escolar e profissional, para que todos vivam num estado de igualdade. Restaurando o direito a uma escola de qualidade e o reconhecimento de uniformidade ontológica de todo e qualquer ser humano. O que representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso e domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela.

   RICARDO TORQUATO
Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí

Nenhum comentário:

Postar um comentário