quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PATRIOTAS COLETIVOS


Independência ou morte? Queres fazer parte do time dos Patriotas coletivos? Através destes questionamentos que fui abordado pelo nosso caro Filósofo Coletivo, ao embarcar no ônibus. Pois nessa semana o mesmo estava abancado bem na porta de entrada, recepcionando todos os passageiros, com essas mesmas perguntas, porém, em tom cada vez mais firme e contagiante. Eu, que nunca tinha visto o Filósofo, tão eufórico, confesso que fiquei um pouco assustado, mas logo compreendi, já que, ele só estava nos desafiando a ser um pouco mais patriotas, e, diga-se de passagem, não seria nada mal se tivéssemos um pouco mais de patriotismo, por aqui.
Nosso Filósofo Coletivo, no auge de sua euforia, citou: Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira, como um dos maiores patriotas da nossa história. O caso mais conhecido na Independência do Brasil. Que tal assimilar um terço desse patriotismo e pensar um pouco mais no coletivo, ao invés de olhar tanto para si mesmo? Afinal de contas, somos todos brasileiros, irmãos e deveríamos nos orgulhar de nosso país, já pensaram nisso? Talvez se fossemos patriotas, jogaríamos em prol do mesmo time e não cada um por si, bem como estamos jogando.
Nossa. Como ando distraído, quase esqueço minha parada novamente, tenho que descer. Vou me despedir do meu caro amigo Filósofo, agradecendo a ele, por convidar a todos nós para fazer parte desse time de Patriotas Coletivos! Pois quanto mais patriotismo, menos desigualdade!
Até a próxima semana!

   RICARDO TORQUATO

Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí.

2 comentários:

  1. Com tanto corporativismo e a cultura que é vendida fica dificil ter patriotismo coletivo. Qual o interesse do capitalismo, qual o interesse do nosso governo. Temos realmente que ser patriotas? Estou em dúvida. Lutar por condições melhores de saúde, educação, segurança redução de impostos e tantas coisas. Não vejo motivos para ser patriota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu citaste muitos motivos, para ser Patriota, meu amigo!

      Excluir