terça-feira, 17 de setembro de 2013

LEITURA E PALAVRA ESCRITA




Ainda que o ato de ler não se restrinja a uma única linguagem, é inegável que quando falamos em leitura há um privilégio da linguagem verbal, que se mostra ao leitor na forma de textos, sejam eles orais ou escritos. Mas não se pode negar também que dominar a habilidade da leitura de textos escritos oferece ao leitor recursos privilegiados para compreender diferentes expressões e formas simbólicas. Então, cria-se uma relação dinâmica, em que a leitura da palavra enriquece a compreensão do mundo, e vice-versa.

Antes de seguir para a próxima publicação, procure lembrar-se de como foi quando começou a ler. Na infância, alguém lia para você, mostrava livros, revistas? Você via adultos lendo? Certamente, você convive e conviveu com pessoas que lhe abriram, ou ainda lhe abrem, as portas da leitura. Quem são elas, o que fizeram que marcaram sua lembrança? Talvez esse mediador tenha lhe ajudado a descobrir o encantamento que a leitura pode oferecer – imagens, sensações, cheiros e sabores surgem de uma boa narrativa. Novas experiências podem ser vividas por meio de um bom livro.

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