quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O professor ator


Fonte imagem: http://diversao.terra.com.br/arteecultura/noticias/0,,OI4737236-EI3615,00-Debora+Falabella+interpreta+um+homem+no+teatro.html

Assistindo filmes, comercias e programas de televisão, sinto algo me puxando, voltando o meu interesse para o que "eles" querem me mostrar. Me fazendo rir, chorar, pensar, criticar e dar minha opinião, fazendo minha mente desligar do mundo exterior criando um foco para a realidade que se mostra na tela. Mas se estes programas não tivessem bons autores, diretores, produtores e, principalmente, bons atores, certamente eu não me interessaria tanto assim, não é mesmo?
Pensando bem, não é o programa em si que me atrai, mas sua forma, sua sutileza nos detalhes e sua galhofa no geral, a inteligência com que é conduzido. Assim, posso concluir que na educação o processo não é tão diferente, afinal, temos os diretores, os supervisores, orientadores e, claro, os professores. Estes, em especial, são verdadeiros artistas, até porque ensinar é uma arte desenvolvida por uma pessoa capaz de fazer o inimaginável para trazer ao plano físico, as almas dos alunos matutinos que ainda não tem um rumo, além de impedir o desinteresse dos alunos que batalham dia a dia em seus empregos para enfrentar as aulas noturnas.
Enfrentar aquelas boas brigas com pai, mãe, filho(a) ou namorado(a), esquecer dos problemas e incorporar a cada dia um novo personagem, disposto a mudar a realidade das pessoas que o observam. Este professor não se preocupa com o Oscar (o prêmio), mesmo tendo salas com a lotação esgotada durante todo o ano. Ele sabe que quanto mais atuar não significa diretamente que terá uma melhor remuneração (na maioria das vezes).
Mas porque tanto esforço? Pergunta simples como dar aula! Simples como atuar! Simples como sentir o sucesso dos alunos. É, pois o professor tem sucesso quando seus alunos tem sucesso, ele depende desta sua "equipe" para ser premiado e passar de geração em geração assistindo o progresso das famílias que passam pelo seu espetáculo.
O professor não somente quer atuar, ele também quer ser espectador daqueles que um dia foram sua plateia, para que no final possa bater palmas de pé e sentir em seu coração que valeu a pena.

Alan da Silva Constante
Acadêmico do Curso de Educação Física
ULBRA Gravataí

Nenhum comentário:

Postar um comentário