quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Uma pausa no esporte e vamos falar de "curtir"...


Uma frase do meu filho me chamou a atenção e sugiro que os pais da geração "curtir" prestem atenção nos seus filhos.

Eduardo: 
" Mamãe, ele deve ser bom, tem mais de 80 mil curtidas na pagina dele".

Eu: 
Meu filho, uma pessoa não é boa ou ruim pq tem "curtidas" no facebook, youtube ou o que quer que seja. Não olhe as coisas pelas redes sociais, nem sempre são tão boas quanto parecem, nem sempre são tão ruins pq não tem "curtidas".

Daí, vem minhas interpretações reflexivas.

"Curtir" - Curtir é muito pessoal. Eu posso curtir uma foto legal, ou um video de uma pessoa bêbada dirigindo.

Aqui, o curtir é absolutamente pessoal, não tem nada a ver com nada. A pessoa bêbada poderia estar dirigindo de forma engraçada e vc curtiu a filmagem, não pq estava bêbada. E vc curtiu uma foto legal pq significou algo pra vc.

"Curtir" - Curtir não significa sucesso
Uma situação deplorável para uma pessoa pode ser a curtida de milhares e milhões de internautas. Podem levar a humilhação, exposição excessiva, comentários grotescos e grosseiros. nem por isso a pessoa "curtida" vira um sucesso positivo.

"Curtir" - muito ou pouco

Sempre colocamos posts para serem curtidos, claro.... mas o fato de ser pouco curtido ou muito não tem implicação alguma com o reflexo do seu dia dia com as pessoas reais. Não transforme, nunca, seus posts em termômetro de suas amizades.. Poxa, ele não curtiu....

Pessoas reais tem mais o que fazer, as vezes sequer entraram no face, twitter, instagram etc naquele dia. Não tome para si a falta de curtida dos outros e tampouco inveje a pessoa que tem centenas de curtidas. 

Há milhões de razões para curtir algo, desde ser um puxa saco ou até mesmo não tem o que fazer, a não ser curtir. Portanto, nada é real na curtida alheia. 

"Curtir" - Nunca coloque-se em situações de exposição sentimental, daquelas relativas a ter pena. Ninguém curte quem é passível de pena e se curtir, vai piorar sua situação: caramba, o cara curtiu que estou quase morrendo? é, isso acontece.

Curtir - PRA MIM ESTE EH O PRINCIPAL.
Muitos pais e mães, na corrida de verem seus filhos famosos, com um lugar de "DESTAQUE" no mundo, principalmente o artístico, não preservam em nada a infância, a adolescência da criança e do jovem e , graças as suas " 1 mil curtidas no facebook" ou sei lá onde, para este pai ou mãe já virou celebridade. 

MUITA CALMA NESTA HORA. Criar expectativas, como eu disse acima, com curtidas que não mudam em nada a vida de ninguém, expõe milhares de crianças a críticas ferozes, xingamentos, que mesmo dizendo que estão "preparadas", podem ser abaladas profundamente em seu crescimento em todos os sentidos: diminuir a autoestima, aumentar o bullying, esteriotipar um jovem negativamente, que uma criança não consiga admitir falta de curtidas em seu post e por ai vai...

Leve em conta que ansiedade, depressão, violência contra si próprio e contra os outros e insatisfação constante , são sentimentos que estas crianças e jovens podem levar por toda a vida de uma forma super negativa.

Tornam-se adultos complexos, tristes, desanimados com a vida real.

Não leve o "curtir" a sério e ensine seu filho a pensar assim.

Essa é minha opinão.

Adaptado de Fabiana Bentes no 
https://www.facebook.com/EsporteEssencial/posts/539961029410557

Nenhum comentário:

Postar um comentário