quarta-feira, 22 de maio de 2013

QUAL O LEGADO?


Outro dia assisti a cerimônia de abertura das Olimpíadas Estudantil da minha cidade. Evento esse que conta com várias modalidades, tanto no gênero masculino como feminino, bem como: voleibol, futebol, futsal, handebol, basquetebol e atletismo com suas provas especificas. Uma festa bonita, com acendimento da chama olímpica, juramento dos atletas (estudantes), algo para encher os olhos, tudo muito lindo. Na teoria é claro!
Mas qual o legado que uma Olimpíada Estudantil deixa para cidade? Já que o grande foco dessa, é a competição por si só. Mesmo que aconteça integração entre as escolas participantes, a rivalidade falará mais alto, pois ninguém gosta de perder e todos sabemos que o esporte escolar não deve ser trabalhado como auto rendimento, e sim como participativo. Com certeza o estímulo aos alunos que ganham é muito positivo. Mas como motivar os alunos que perdem? Se a dificuldade de enfrentar a derrota é grande para um adulto, imaginem a mesma na cabeça de uma criança. Enquanto estimulamos alguns alunos com a vitória, desestimulamos centenas deles com a frustração de não ganhar.
Por que não premiamos todos por suas majestosas participações? Mostrando a eles que são sublimes campeões, por terem a grandeza e a coragem da gloriosa participação em uma Olimpíada. Assim exaltando suas potencialidades, motivando todos, ao invés de motivar penas alguns alunos.
Por tanto, descobrir o legado que fica para cidade, pós-competição é difícil, já que alguns ganham medalhas e outros não.
Porém, ainda acredito em uma Olimpíada Estudantil, onde todos serão premiados. E você?

Ricardo Amando Torquato                                                                                                 Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí.

Um comentário: