domingo, 10 de março de 2013

ENADE 2013


O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é, ao lado da análise dos cursos e das instituições, um dos meios de avaliação da qualidade da educação superior no Brasil. A participação dos estudantes dos cursos avaliados é obrigatória e condição para a obtenção do diploma,sendo registrado no histórico escolar a situação de regularidade com o exame.

Criado em 2004, o Enade substituiu o Exame Nacional de Cursos (também conhecido como Provão). Em sua sexta edição, a prova que mede as competências e habilidades dos estudantes nos respectivos cursos passou por algumas mudanças.
José Cruz/ABr
Ampliar
Enade é um dos meios de avaliação da qualidade da educação superior no Brasil

As diretrizes principais ainda continuam as mesmas. Apenas alunos ingressantes e concluintes devem ser inscritos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) para realizar o exame e há um ciclo avaliativo,com duração de três anos, entre os cursos avaliados. O que mudou ao longo do tempo foi o critério para definir os participantes d a prova. Até 2009 era selecionada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) uma amostra entre os inscritos. Depois disso, todos os ingressantes e todos os concluintes tinham de realizá-la. Em 2011 novamente a regra mudou.

Para a edição deste ano do Enade, os ingressantes dos cursos avaliados e que têm nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2009 ou 2010 estão dispensados do exame. Mas mesmo assim eles devem ser inscritos pelas IES. Quem não prestou o Enem será dispensado de fazer a prova do Enade, que será aplicada apenas aos estudantes concluintes.

Outra novidade desta edição diz respeito aos estudantes que estão com situação irregular com o Enade por não terem feito o exame quando inscritos pelas IES. Ao contrário dos anos anteriores, em que era preciso fazer a prova, em 2011, a simples inscrição é o suficiente para que o estudantes tenha sua situação regularizada e possa realizar a colação de grau. Estima-se que 1,2 milhão de estudantes sejam inscritos e que cerca de 400 mil façam as provas no dia 6 de novembro.

Com relação ao processo de inscrição de estudantes que é de responsabilidade das IES, para esse ano, a novidade é que os estudantes tiveram acesso, pelo portal do Inep, a situação da sua inscrição e no período de dez dias, o estudante poderia solicitar ou cancelar a inscrição no Enade, reduzindo erros administrativos das IES em prejuízo a participação do estudante no Exame, além de contribuir na disseminação da informação sobre a avaliação.

A partir de 2011, o questionário do estudante passa a ser obrigatório. O preenchimento ocorre de forma on line em sistema próprio e a IES pode acompanhar o percentual de preenchimento dos seus estudantes, orientando sobre a importância do mesmo para a avaliação do curso.

Os cursos que serão avaliados em 2011 são: arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música, além de cursos de tecnologia em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Todos os cursos de graduação são avaliados e no incio de cada ano, por meio de Portaria Ministerial, ocorre a divulgação dos cursos que integrarão o ciclo avaliativo naquele ano.

Resultados

O desempenho dos estudantes no Enade é um dos componentes do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Também compõem a nota o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que é a média entre a nota do aluno no ingresso e no fim do curso, além da opinião dos estudantes sobre a IESs com relação à infraestrutura, instalações físicas, recursos didático-pedagógicos, titulação dos professores, e o questionário do estudante, preenchido pelos participantes do Enade naquele ciclo avaliativo.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade dos cursos de graduação (que varia de 1 a 5) é utilizado pelo Ministério da Educação para subsidiar as ações de regulação da educação superior. Cursos com conceitos 1 ou 2 (insatisfatório) são submetidos à visitas de comissão de especialistas formadas por docentes da educação superior na área do curso avaliado designadas peloInep e podem sofrer sanções, como a redução do número de vagas para ingressantes ou até mesmo o encerramento da oferta dessas vagas. Quem recebe conceito 3 4 ou 5 (satisfatório), pode ser dispensado da avaliação in loco.

A média dos CPCs dos cursos avaliados no ciclo avaliativo compõe o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade das instituições de educação superior. O outro componente desse indicador é a Nota Capes, que avalia os cursos de pós-graduação. As notas também variam de 1 a 5 e as IESs com indicador 1 e 2 precisam sanar suas deficiências sob pena de serem descredenciadas do MEC.

Para saber mais detalhes sobre o Enade e sua legislação, visite a página de perguntas frequentes do exame no Inep.

Provas e gabaritos

O site do Inep oferece também a consulta às provas e gabaritos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) desde a sua primeira edição, em 2004. Basta selecionar o ano a ser consultado. Provas e gabaritos estão divididos pelos cursos.

Todos os arquivos para download estão em formato PDF. Para visualizá-los é preciso ter instalado em seu computador um programa leitor deste tipo de arquivo.

Fontes:
Inep
Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário