quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Capacitação em gestão escolar incentiva adoção de práticas participativas



Atividade promovida pela Smed aconteceu na sede do Sesi na última quarta-feira
O Programa Consultoria para Educação de Qualidade, realizado em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o sistema Fiergs, teve nessa semana o segundo encontro de formação com diretores e supervisores da rede municipal de ensino. Na última quarta-feira, na sede do Sesi, no bairro Bonsucesso, estiveram reunidos o terceiro grupo de gestores para debater sobre a missão, visão e valores das escolas, em uma palestra ministrada pela técnica da área de educação Silvia Vasconcelos de Oliveira e a consultora externa Cristina Spengler Azambuja.
Na abertura do evento, o titular da Smed, Mário Sá, destacou a troca de experiências entre as escolas da mesma região, buscando a melhoria dos indicadores de qualidade de aprendizagem, elevando os índices de aprovação, permanência na escola e adequação de idade e série dos alunos.
— Esse programa incentiva as escolas na adoção de práticas participativas, promovendo o envolvimento da comunidade — assinalou.
Para a orientadora da Escola Antonio Aires, Aurelise Braum, a capacitação auxilia o direcionamento e organização de gestão, por organizar a equipe diretiva envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. A mesma opinião é compartilhada pela diretora da Escola Antonio Ramos da Rocha, Sandra Mara Fonseca Pinto, que em 20 anos de escola assumiu a direção pela primeira vez.
— Está sendo muito boa a capacitação, pois viemos aqui para aprender cada vez mais. Nós enquanto gestoras temos muitas atribuições e aqui estamos vendo a importância de delegar tarefas, mas principalmente de planejarmos o nosso trabalho de acordo com a missão, visão e valores da escola — frisou a diretora.
Mostra de Boas Práticas
O programa irá beneficiar 65 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, uma Escola Municipal de Ensino Médio e 10 Escolas Municipais de Educação Infantil. O trabalho é constituído por quatro encontros de capacitação/consultoria por escola no decorrer do ano para implantação de uma metodologia de gestão pela qualidade dos processos educativos focada na sua melhoria contínua.
E para o mês de novembro, está prevista uma Mostra de Boas Práticas, que terá uma premiação em dinheiro para escolas mais exitosas, como forma de incentivo à implantação destas práticas.
Adaptado do Jornal de Gravataí

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

IRREPARÁVEL



No domingo dia 27 de janeiro de 2013, o Brasil inteiro acordou com essa notícia: um incêndio de grande proporção atingiu na madrugada deste domingo a boate Kiss, no centro de Santa Maria (RS). Segundo a polícia, centenas de pessoas morreram e muitos ficaram feridos. O fogo começou por volta das 2h deste domingo e teria começado com um sinalizador utilizado no show de uma banda.
Que notícia hein! Agora o que nos resta fazer? Culpar alguém? Chorar? Pedir justiça? Ou apenas rezar por todos esses jovens, cheios de vida, vítimas dessa tragédia e seus familiares, nesse momento de dor inconstante?
Culpar, mas culpar quem? O vocalista da banda? Os donos da boate? Porém, são tantos erros, tantas precauções a serem tomadas, pelas autoridades, para prevenir esse tipo de fatalidade. Só que, o primeiro passo ao tentar aliviar nosso sofrimento, é procurar um culpado e assim, depositar no mesmo, toda dor que o mundo está sentindo nesse momento.
Contudo, devemos enquanto sociedade, lutar para que as leis de segurança pública sejam cumpridas rigorosamente a todos, não somente para alguns. Assim deixando de existir a famosa vista grossa.
Pois, quem sabe, daqui pra frente, depois de tanto sofrimento, conseguiremos amar uns aos outros como se não houvesse amanhã, porque se pararmos para pensar, esse amanhã não existe! Bem como, dizia Renato Russo, em uma de suas músicas!
Agora só nos resta, rezar para que essas famílias consigam um dia, encontrar paz, já que tiveram perdas irreparáveis!
Ricardo Amando Torquato                                                                                                 Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí 

Brasil e Chile firmam acordo educacional


 Brasil e Chile assinaram no último sábado, dia 26, uma proposta de entendimento para cooperação educacional. O acordo, firmado entre os ministros da Educação dos dois países, Aloizio Mercadante e Harald Beyer Burgos, estabelece áreas prioritárias para o desenvolvimento conjunto, com ênfase nos programas de pós-graduação, educação superior, educação profissional e tecnológica, educação básica, indicadores e avaliação educacional, educação a distância e inclusão digital. Este é o primeiro documento firmado entre os dois países sobre o tema.
A cooperação pode ainda incluir ações nos campos de intercâmbio e aperfeiçoamento de professores, pesquisadores, estudantes e gestores educacionais; realização de seminários e eventos; estabelecimento de consórcio binacional de universidades, institutos binacionais de pesquisa e doutorado; políticas comuns de credenciamento de cursos com vistas à convalidação de títulos e diplomas; elaboração de projetos de cooperação técnica e investigação científica e intercâmbio de bibliotecas e material didático.
O encontro entre os ministros fez parte da agenda da comitiva da presidenta da República, Dilma Rousseff, em visita ao Chile.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ENAPEF 2013 - Participe!


Vem aí o 39º ENAPEF - Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física, de 21 a 24/3/2013 em Tramandaí (RS).

Acesse 
http://www.apefrs.com.br/eventos.php?codigo_evento=1354552230 para maiores informações.

18 Cursos, palestras, mesas redondas, vivências, congresso científico e o II Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar.

Público alvo: Profissionais e acadêmicos de Educação Física, Nutrição, Pedagogia e áreas afins.
ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS DO 39º ENAPEF É VÁLIDA PARA HORAS UNIVERSITÁRIAS COMPLEMENTARES CONFORME RESOLUÇÃO Nº 7 Art. 10º § 3º do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CNE/CES CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.

E não percam a atividade de encerramento do evento científico:
Sábado, 23/03 às 21h30min – CINE DEBATE
Coordenação Prof.Ms.Luciano Dornelles – ULBRA Gravataí (RS)
Filme: Coach Carter – Treino para a vida

Realização: APEF/RS 

Apoio: Prefeitura Municipal de Tramandaí / Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tramandaí / Unilasalle / Feevale / CREF2-RS / SINPEF-RS / AGCRS.

Participe!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Dilma convida professor norte-americano Salman Khan para parceria em projeto na educação básica


 A presidenta Dilma Rousseff recebeu na quarta-feira, 16, o professor norte-americano Salman Khan. Segundo informou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ela convidou o educador a firmar uma parceria na realização de pesquisas pedagógicas no país. O foco principal seria os anos iniciais da educação básica. O professor é fundador da Khan Academy, organização sem fins lucrativos com mais de 3,8 mil videoaulas gratuitas postadas na internet.

De acordo com Mercadante, a faixa etária recebe atenção especial do governo com o Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa, acordo formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para a alfabetização até os 8 anos de idade. “A presidenta apresentou para Khan o pacto. Nada acontece se as pessoas não souberem ler e escrever. Temos grande potencial de uma parceria onde Khan está convidado a estabelecer participação conjunta para a alfabetização dessa faixa etária”.
O ministro afirmou que foi reforçada também a parceria com a Fundação Lemann, responsável pela tradução dos vídeos de Khan e divulgação em 200 escolas no estado São Paulo. A intenção do ministério é levar os vídeos aos professores de escolas públicas em todo o país. Os vídeos apresentam de forma didática conteúdos de física, química, matemática e biologia. De acordo com o ministro, são áreas de deficiência de conhecimento. A intenção é que os vídeos sejam apresentados aos professores para que eles possam melhorar as aulas e, se quiserem, mostrar os vídeos aos alunos.
Nesta manhã, Salman Khan realizou seminário no Ministério da Educação sobre a necessidade de rever o funcionamento do sistema educacional. O professor defende o uso de tecnologias, mas elas não podem atrapalhar o contato entre as pessoas. “O tempo em classe deve ser usado para a interação”, disse em coletiva após reunião com a presidenta.
Os vídeos produzidos pela Khan Academy são gratuitos e possuem mais de 6 milhões de acessos mensais. As aulas tratam de diversos assuntos. Além de matemática, física, química e biologia, foram gravadas aulas sobre história e história da arte, ciências da computação e economia. Os vídeos foram traduzidos em dez idiomas, entre eles o português e podem ser acessados no Portal do Professor, no site do Ministério da Educação.
Com informações de Agência Brasil.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Nível de escolaridade dos brasileiros sobe


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)divulgou dados nesta quarta-feira (19) que apontam uma evolução nos últimos anos no nível de instrução do brasileiro.
Cerca de metade da população (49,3%) com 25 anos ou mais de idade não tinha instrução ou apresentavam o ensino fundamental incompleto em 2010. Dez anos antes, 64% dos brasileiros com pelo menos 25 anos tinham nível de instrução semelhante.

Em relação ao curso superior, 10,8% das pessoas nessa faixa, tinham diploma em 2010. No Censo anterior, em 2000, a proporção era de 6,8%. Subiu ainda a proporção de brasileiros com o ensino médio completo ou o superior incompleto – 16,4% do total, em 2000, para 25% em 2010.

Entre a população com mais de 25 anos de idade, 49,3% não tinham instrução ou apresentaram o ensino fundamental completo. Dez anos antes, 64% se enquadravam nessa característica. A parcela da população com mais de 70 anos de idade tem 80,1% entre os que enquadram com pouca instrução.
A população urbana seguiu com nível de instrução bem mais elevado do que os moradores da área rural. Do total da população fora dos grandes centros, 1,8% tinham o ensino superior completo. Já entre a população urbana, 12,9% apresentaram condição de formação semelhante.
De toda a população rural, 79,6% não tinham instrução, ou apresentaram o ensino fundamental incompleto. Já na área urbana, 44,2% tinham nível de instrução parecido.
O maior nível de instrução tem reflexos no patamar do rendimento nominal mensal per capita. Das pessoas com mais de 25 anos, com um diploma debaixo do braço, 33,9% residem em domicílios com renda nominal mensal per capita superior a cinco salários mínimos. Entre os que apresentam ensino fundamental completo e médio incompleto, apenas 2,8% estão inseridos nessa classe de rendimento.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Professor pode se candidatar a posto de visitante em Harvard


 Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 - 20:00

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e a Universidade de Harvard abriram processo de seleção para professor visitante na instituição norte-americana. O prazo de inscrições vai até o dia 30 próximo.

O processo de seleção faz parte do programa Cátedra Capes/Universidade de Harvard, criado para aprofundar a cooperação entre pesquisadores e educadores. A cooperação prevê a concessão de bolsa por ano acadêmico em Harvard, com início em agosto próximo. Para concorrer, o candidato deve ter título de doutor; estar vinculado a instituição de pesquisa ou de educação superior; ter reconhecida competência profissional, com produção intelectual consistente, e comprovar fluência em inglês. Pesquisadores de todas as áreas acadêmicas podem tentar a vaga.

O candidato selecionado receberá bolsa, auxílio-deslocamento e acesso a instalações e serviços da universidade norte-americana.

A inscrição deve ser feita na página do programa na internet.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PAÍS DO CARNAVAL



O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo (Carnaval) português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo (Carnaval) acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. Esse que chegou ao Brasil, por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa, em países como Itália e França.
Porém, o nosso Carnaval, contagia o mundo inteiro, são quatro dias de pura festa, muito empurra-empurra, gente pulando e gritando feito doido. Os problemas sociais, como: saúde, educação, segurança e transporte, desaparecem. Provavelmente eles pegam carona em algum trio elétrico ou micaretas espalhadas por esse Brasil, afora. Sim, quem vai lembrar-se deles, já que esperamos ansiosamente pelo resultado das escolas campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro.
Além do mais, aqui ninguém se explode, tal qual no Iraque ou Irã, aqui se faz festa, muita festa, gastamos o que temos e o que não temos, pois somos brasileiros, um povo com memória curta e adoramos uma boa diversão. O problema é quando chega ao final desses quatro maravilhosos dias, a nossa memória começa a voltar e com ela a lembrança sobre o ano anterior e o que nos espera daqui pra frente.
Já que nosso País para durante o Carnaval, porém o Carnaval dura doze meses no Brasil!


Ricardo Amando Torquato                                                                                                 Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Festas de formatura são emocionantes e marcam a passagem de uma fase

 O ritual da formatura permanece inalterado em sua forma de agir e pensar, não obstante tenham passado décadas de sua institucionalização nos espaços acadêmicos. 
 Na ULBRA Gravataí, o Ginásio da Universidade tem sido utilizado para estas cerimônias, e tem ficado cada vez mais produzido e decorado para o deleite dos convidados.




terça-feira, 15 de janeiro de 2013

4 melhores ferramentas de apresentação para professores


Se você é professor, sabe que é difícil manter uma sala de aula atenta ao conteúdo que você está mostrando. Confira as 4 melhores ferramentas para professores



imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
É importante que você conheça algumas ferramentas de apresentação para aumentar a atenção dos jovens

 
Hoje em dia, com os celulares e outros dispositivos eletrônicos nas mãos dos jovens, é difícil mantê-los atentos às salas. Ainda mais para apresentações, nas quais as luzes estão apagadas e, além da tecnologia, você tem que lutar contra o cansaço dos alunos. Por isso, é importante que você conheça algumas ferramentas de apresentação para aumentar a atenção dos jovens.
 
» 10 dicas para fazer uma ótima apresentação
» Os 5 maiores erros de apresentações em PowerPoint
» 10 dicas para arrasar em apresentações e seminários
 
 

Confira as 4 melhores ferramentas de apresentação para professores:

4 melhores ferramentas de apresentação para professores – 1. SlideRocket

É uma ótima ferramenta para quem saber usa o Power Point, mas está cansado das mesmas opções de apresentações. Além disso, você pode armazenar suas apresentações online e compartilhá-las diretamente por meio das suas redes sociais. Ele também dá notas para a eficiência dos seus slides.  
 

4 melhores ferramentas de apresentação para professores – 2. Prezi

O Prezi muda a perspectiva da sua apresentação, mudando aquela coisa linear com a qual estamos acostumados. Similar ao SlideRocket, você também pode armazenar seu conteúdo em nuvens do próprio sistema. A experiência de percepção com o Prezi é descrita por muitos como a de viajar pelo conteúdo em um helicópeto.  
 

4 melhores ferramentas de apresentação para professores – 3. Tiki-Toki

A apresentação não necessariamente precisa ser baseada em slides. Criá-las de uma maneira nova e interessante é um dos melhores métodos para manter a atenção da audiência. O Tiki-Toki é uma ferramenta ótima para apresentar conteúdo visualmente e ajudar estudantes a entender perspectiva e colocar as informações em sequência cronológica.  
 

4 melhores ferramentas de apresentação para professores – 4. Visual.ly

Visual.ly é um site dedicado para quem quer fazer apresentações de infográficos e visualização de dados. Eles têm uma série de esqueletos de infográficos com uma variedade de tópicos para serem preenchidos com conteúdo.  
 


IGUALDADE OU FALSIDADE



Todo bom político tem que falar em igualdade, seja ela social ou racial, não é mesmo? Através desse falso discurso surgiram as cotas raciais. A melhor maneira de mostrar que todo mundo é igual: branco, preto, índio, pardo, colorido, ops, me empolguei. Mas será essa a verdadeira função das cotas? Ou apenas, danem-se todos, isso é ilusão de nossas cabeças e só falo nisso porque faz parte do roteiro de um país subdesenvolvido como nosso.
Já que igualdade é: direito igual a todos, não é isso, meus amigos? Então porque ser tratados como coitados? Com inferioridade? Essa não é a maneira mais justa de equipar a tal da igualdade que vocês tanto falam, queridos governantes! Talvez se o investimento em educação fosse digno, não seriam necessárias as cotas e ninguém seria inferiorizado, pois todos teriam as mesmas condições de ingressar em universidades públicas, sem o auxílio das cotas e seriam tratados em um estado de igualdade. O que vocês acham?
Pois é! Temos aqui um grande problema, investir em educação não é um bom negócio, já que essa representa liberdade e não trás votos, além disso, não dá pra desviar muita verba, diferente das grandes obras, essa trás votos e muito dinheiro nos bolsos de alguns governantes. Então, fica mais fácil criar cotas, menosprezando a capacidade de muitos e ainda assim, ser ovacionado por isso, pois o povo brasileiro acostumou-se a falar: esse roubou, mas pelo menos fez algo! Nossa, uma bela desculpa para mascarar essa falsa sensação de igualdade!
Até quando viveremos com tanta falsidade? Cada um sabe o quanto viver com ela.
Por isso, entender a visão alheia sobre esse assunto tão polêmico, chama-se: respeito.

 Ricardo Amando Torquato                                                                                                 Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Uma noite...

"Uma noite, um velho índio Cherokee contou ao seu neto sobre uma batalha que acontece dentro das pessoas.
Ele disse:
- Meu filho, a batalha é entre dois lobos dentro de todos nós.
Um é mau: é a raiva, a inveja, o ciúme, a tristeza, o desgosto, a cobiça, a arrogância, a pena de si mesmo, a culpa, o ressentimento, a inferioridade, as mentiras, o orgulho falso, a superioridade e o ego.
O outro é bom: é a alegria, a paz, a esperança, a serenidade, a humildade, a bondade, a benevolência, a empatia, a generosidade, a verdade, a compaixão e a fé.
O neto pensou naquilo por alguns minutos e perguntou ao seu avô:
- Qual o lobo que vence?
O velho Cherokee simplesmente respondeu:
- O que você alimenta !"


A dualidade infinita do ser humano pode ser apreciada nesta descrição de um pequeno conto Cherokee. Todos somos alguém em potencial, seremos bons ou maus na medida que vivemos dum ou d'outro meio. 
Quer ser uma pessoa alegre? Então seja. Quer ter pena de si mesmo? Então tenha. Faça o que que fazer, mas saiba conscientemente o que está a fazer, escolha com a certeza do que vai colher depois.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O CALOR DAS FÉRIAS


Com a chegada do mês de janeiro, vem à temporada das férias de verão, acompanhada por muito calor humano e descanso, pois o trabalho durante o ano foi duro: conta a pagar, despesas de água, luz, escola, transporte, aluguel e por ai vai. Depois de tudo isso, nada melhor que uma rede, sombra, água fresca e longas férias ao lado das pessoas que amamos. Pois a correria do dia-a-dia está cada vez maior.
Mas com tantos afazeres e acúmulos de tarefas ao longo do ano, quem consegue desopilar totalmente? Dar aquele passeio com a família, sem algum tipo de preocupação, sobre: quando ou como vamos voltar de férias? Na verdade nunca tiramos férias integrais, de corpo e mente. Pois, se o corpo está de férias a mente está no trabalho, se o corpo está no trabalho à mente está de férias.
Nossa como relaxar, então? Como aproveitar esse período de férias? Talvez o segredo esteja na total simplicidade de viver. Já que a felicidade mora dentro da humildade e muito longe da intolerância e arrogância de quem vive a ostentar status.
Assim, quanto mais simples e com o coração, maior será o calor das férias contagiantes do verão!
Relaxe meu amigo! O ano apenas começou!
Simplicidade é a dica para ter férias inesquecíveis, nessa temporada!

Ricardo Amando Torquato                                                                                                 Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Treinamento de força na infância


Postado por Inara da Silva Santos em Domingo, 06 Janeiro 2013 em Escola

Não faz muito tempo que o treinamento de força era privilégio dos fisiculturistas e de atletas de alguns esportes, mas, felizmente, esse quadro se modificou à medida que as pesquisas avançaram comprovando todos os benefícios do treinamento de força à saúde de pessoas comuns de ambos os sexos desde a infância até a velhice. Entretanto, o treinamento de força para crianças ainda é motivo de muita discussão para alguns, sendo tabu para outros, apesar dos estudos na área apresentarem provas suficientes de que a criançada pode e deve realizar exercícios de força.
Quantos de nós não ouvimos aquela velha história de que “criança deve fazer natação” e que a “ginástica faz parar de crescer”? E o mais curioso é que na época em que as ruas eram mais seguras e não existia vídeo game, nem celulares ou computadores, muitos de nós, enquanto crianças, subíamos em árvores, pulávamos muros, brincávamos de carrinho de mão e plantávamos bananeira em qualquer lugar...Enfim, tudo atividade de desenvolvimento de força, mas há quem seja desinformado o suficiente para dizer que levantamento de peso é outra coisa.
A criança não precisa, nem deve passar horas numa sala de musculação, treinando pesado, mas ela pode praticar o treinamento de força através de exercícios seguros e eficazes planejados de acordo com a sua idade e nível de desenvolvimento. As crianças respondem ao treinamento de forma diferente dos adultos, por isso devemos evitar cargas excessivas e propor um programa de treinamento progressivo com sobrecarga apropriada ao nível de aptidão apresentado pela criança nos testes que devem ser realizados antes de iniciar o programa.
Com relação aos testes o seu objetivo é encontrar um ponto de partida para iniciar o programa fazendo com que o Professor conheça o estado da capacidade física da criança utilizando os resultados destes testes para acompanhar a evolução no desempenho da mesma. É importante que o profissional de Educação Física tenha a sensibilidade de motivar as crianças durante os testes e no decorrer do treinamento, além disso, prever o desempenho dos pequenos nesta primeira etapa pode evitar frustrações ou constrangimentos para aqueles que não têm tanta aptidão, contudo não é necessário deixá-los fora dos testes, basta agrupá-los de acordo com o desempenho previsto pelo Professor.
O treinamento de força na infância apresenta dentre os seus benefícios a estimulação do desenvolvimento global da criança e ao contrário do que os leigos acreditam, previne lesões, que são mais comuns em crianças do que muitos imaginam já que o risco de lesão em esportes com bola e/ou de contato é muito grande já que a relação das lesões com o treinamento de força está associada a falta de monitoramento adequado por Profissional habilitado e devidamente registrado no Conselho competente.
Agora muita gente tem dúvida sobre que tipo de exercícios de força oferecer para o público infantil, é muito simples, a utilização do peso corporal como sobrecarga, é seguro, motivante e diversificado. Pode-se utilizar exercícios baseados nos padrões motores do desenvolvimento como correr, saltar, escalar, rastejar, rolar... E para facilitar, atualmente, temos o Treinamento Funcional e o Cross Fit que estão em evidência na área de Fitness, além do levantamento de peso, da Ginástica Artística e das brincadeiras infantis onde suportar o peso corporal se torna um desafio.

Graduada em educação Física(UNIMONTE)Especialista em Psicomotricidade Relacional (CIAR), pós-graduada em Fisiologia do Exercício, membro titular da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (SBP), membro da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP). E-mail: inarassantos@hotmail.com

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Mais de 80 cursos obtiveram renovação de reconhecimento do MEC


Educação Física ULBRA Gravataí despontando novamente!

              Um total de 82 cursos de graduação dos campi da ULBRA no RS, dos centros universitários e institutos luteranos mantidos pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP) em todo o Brasil receberam renovação de reconhecimento no dia 27.12.2012, pelo MEC. 

A medida é baseada na nota do ENADE e no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2011. A Portaria 286-12, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) legitima os cursos e garante às instituições o registro dos diplomas em território nacional por mais três anos.

Chegando a Avaliação G1!

Pessoal, a avaliação de grau 1 está chegando, como estão suas aulas?

Respondam nos comentários do blog como está sendo este semestre de aulas, como estão se sentindo referente às avaliações e como é o seu relacionamento com colegas e professores.

Sintam-se a vontade para postar suas respostas, mas se preferirem, enviem uma mensagem para o e-mail do curso: edfisica@ulbra.br

Um grande abraço e um ótimo semestre.

Luciano do Amaral Dornelles
Coordenador dos cursos de Educação Física
ULBRA Gravataí

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

FIEP organiza o 28º Congresso de Educação Física em Foz do Iguaçu



O Congresso Internacional de Educação Física, conhecido também como Congresso FIEP, é o maior e mais importante evento da Federação Internacional de Educação Física - FIEP. Realizado anualmente no mês de janeiro em Foz do Iguaçu, de forma ininterrupta desde o ano de 1986, já recebeu mais de 55 mil participantes desde a sua primeira edição. O Congresso é organizado pelo Prof. Almir Adolfo Gruhn, que também é o idealizador do evento.

O Congresso já faz parte do calendário de eventos oficial de Foz do Iguaçu. O evento tem divulgado a cidade e seus atrativos desde a sua primeira edição, valorizando a imagem da cidade.




De acordo com os organizadores, o Congresso Mundial da FIEP em Foz do Iguaçu entrará para a história da Educação Física, pois iniciam as comemorações dos 90 anos de atividades da FIEP Mundial (1923 – 2013).

Paralelamente aos cursos do Congresso FIEP, o evento abrigará 8 eventos paralelos, entre eles o X Congresso Científico Latino-Americano da FIEP e o X Congresso Brasileiro Cientifico da FIEP - “Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino”, com a apresentação de artigos na íntegra, temas livres orais e pôsteres, sendo os trabalhos publicados na Edição Especial da Revista Internacional da FIEP (FIEP Bulletin), com ISSN 0256-6419, e que é enviada para 120 países. E a publicação dos trabalhos no FIEP Bulletin On-line, www.fiepbulletin.net.


Adaptado do site: http://www.clickfozdoiguacu.com.br/foz-iguacu-noticias/fiep-organiza-o-28-congresso-de-educacao-fisica-em-foz-do-iguacu