quinta-feira, 8 de maio de 2014

MÃES OLIMPICAS - 2014




       Semana passada, estive muito doente, o que me deixou bem feliz é claro! Fiquei sete dias sem ir ao trabalho!
Assim, pude assistir um pouquinho de televisão e seus programas de esportes nada maravilhosos! Num desses programas vi que estavam falando dos jogos olímpicos e seus patrocinadores. Despertando então a minha curiosidade.
Então, resolvi ler um pouco sobre os tais jogos olímpicos! A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.
O que mais me chamou atenção foi não conseguir ler a palavra mãe nessa história de jogos com tantos bons princípios. E, nossa como procurei! Talvez seja falta de visão? Ou os Gregos não tinham mães? Patrocinadores eles tem até hoje!
Sim, tenho até pena da delegação que não mostrar uma vez sequer os patrocinadores dos jogos. Será que o próximo passo desses patrocinadores é subir ao pódio para receber as medalhas tão disputadas por eles?
Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, que contou com a participação de atletas de 205 países, também não achei o nome de uma mãezinha sequer. É claro, atletas de ponta dão em árvores, não são gerados no ventre de uma mãe. Mas tenho muita fé que, um dia ainda, escutaremos muito sobre as mães dos nossos atletas. Já que, essas guerreiras, são as maiores vencedoras e nossas verdadeiras fábricas de atletas!
Em 2016, na cidade do Rio de Janeiro, teremos provas específicas para as mães, bem como: revezamento ao hospital, noites em claro, controlando a febre com o termômetro, trocando as fraudas, prova dos 10 quilômetros levando e buscando na escola, prova da comida na mesa todos os dias e uma das modalidades mais concorridas, a que coloca um atleta numa olimpíada, amor incondicional todos os dias de nossas vidas.
Eu fui criado por uma grande vencedora! E você?
Dedico este texto à minha mãe Iracema Amando, minha Dinda Tânia, Dona Janete (2ª mãe), minha sogra Simone Jass Tavares, minhas avós Carminda Pereira e Virgínia Pereira Amando (Em Memória), tia Lake e minha grande amiga Luana Gomes Ogliari. Vocês são verdadeiras MÃES OLIMPICAS.
FELIZ DIA DAS MÃES!

RICARDO TORQUATO
Licenciado em Educação Física - ULBRA Gravataí

Nenhum comentário:

Postar um comentário