sábado, 27 de julho de 2013

A LEITURA SE CONSTRÓI NA RELAÇÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO


A ideia de leitura que o poema de Ricardo Azevedo traz fica presa à palavra escrita?
O poema sugere a leitura de elementos da natureza, de pessoas, de espaços, de situações. O conceito de leitura, portanto, parece não ter contornos muito claros, pois no texto essa atividade é tida como de decifração múltipla, que não passa necessariamente pela palavra escrita.
Para o pedagogo Paulo Freire, a leitura do mundo é anterior à leitura da palavra escrita. Então, para ler textos não se pode abrir mão de ler o mundo. Ao relembrar como foi se apropriando, na infância, dos elementos à sua volta, inicialmente pela percepção e depois pela mediação da palavra escrita, Paulo Freire ressalta que linguagem e realidade se prendem dinamicamente.
“A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de minha mãe –, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi o meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, andei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como mundo de minhas primeiras leituras.
Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto – em que a percepção me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber – se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo no meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.”
(FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1991)
Essa concepção do que seja o ato de ler, que pressupõe não apenas a palavra escrita, mas também a leitura de tudo o que está ao redor, remete à definição de leitura defendida por Maria Helena Martins, autora gaúcha que dialoga com Paulo Freire.
Para ela, a leitura se estabelece por meio de qualquer tipo de linguagem, e busca levar a compreender “expressões formais e simbólicas”. Ler não diz respeito apenas à escrita, mas também a outras formas de expressão humana. É algo, portanto, construído historicamente na relação entre o leitor e aquilo
que ele lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário