terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nota no ENADE pode descredenciar mais de 30 cursos no país


A supervisão de cursos e instituições é realizada pelo Ministério da Educação com o objetivo de garantir a qualidade do ensino superior. A partir da assinatura de protocolos de compromisso (termo de saneamento de deficiências), as instituições e cursos têm a possibilidade de promover melhorias em suas condições de oferta e com isso melhorar seu desempenho nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nos casos em que não são observadas melhorias, o MEC adota medidas para a redução de vagas ou encerramento da oferta, no caso dos cursos; e para o descredenciamento, no caso de instituições.

Os principais indicadores do Enade são: 

- Conceito Enade - relativo ao desempenho dos estudantes concluintes na prova do Enade
- Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) - aponta o quanto o desempenho do estudante cresceu durante o curso
- Conceito Preliminar de Curso (CPC) – indicador mais completo, usado para rankiar as instituições de ensino. Leva em conta o Conceito Enade, o IDD, além de outros aspectos, como a nota dos ingressantes, o corpo docente do curso, e a percepção dos alunos quanto à infraestrutura e organização didático-pedagógica 

Quase 34% dos cursos superior obtiveram resultado insatisfatório. Ao todo, 1.696 graduações tiveram nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), isso significa que um em cada três cursos é de baixa qualidade. A maioria dos cursos (51,47%) foi considerada razoável – obteve nota 3. Apenas 15% atingiram CPC 4 e 5. E nosso curso de Educação Física está neste meio!!!!



O índice tem notas que vão de 1 a 5, e são consideradas insatisfatórias as médias 1 e 2. Foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários. 

As 683 instituições com notas baixas vão passar por supervisão do governo federal e podem ser alvo de medidas que vão do arquivamento de pedidos de abertura de novos cursos até o descredenciamento.


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