quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MONITOR OU PROFESSOR?


Ao me deparar com um velho discurso politicamente correto ou incorreto, quem vai saber, sobre a irônica discussão, que cria muitas vezes um grande dilema: ser monitor ou ser professor?
Mas como um insight, despertei para a maior ideia de minha vida. Foi então, que resolvi consultar o famoso Dicionário de Língua Portuguesa. E, logo, acabar com aquele terrível tic-tac, que revirava meus pensamentos. Eis que, ao consultá-lo, todas as duvidas criadas por aqueles tais discursos um tanto quanto demagogos, acabaram dissolvendo-se como num passe de mágica.
Sem mais protelas, segue os significados e o que diferencia professor de monitor:
Significado de Monitor:
1. Aquele que dá conselhos, lições, etc. 2. Pessoa encarregada do ensino e da prática de certos esportes. 3. Pessoa que orienta ou toma conta de um grupo de crianças ou de alunos. 4. Aluno encarregado de uma seção de alunos de classe inferior à sua. 5. Aparelho receptor de um sistema de televisão em circuito fechado. 6. Ecrã de visualização associado a um computador. 7. Programa de controle que permite assegurar a execução de vários programas que não têm qualquer ligação entre si. 8. Aparelho, dotado geralmente de ecrã, destinado a verificar a qualidade de um sistema, por exemplo, de som ou de imagem. 9. Aparelho eletrônico que permite o registro permanente dos fenômenos fisiológicos e desencadeia um alarme no momento de perturbações, utilizado sobretudo na reanimação e nas unidades de cuidados intensivos. 10. Espécie de navio de guerra de pequeno calado. 11. Gênero de répteis sáurios.
Significado de Professor:
1. Aquele que ensina uma arte, uma atividade, uma ciência, uma língua, etc. 2. Pessoa que ensina em escola, universidade ou noutro estabelecimento de ensino. 3. Executante de uma orquestra de primeira ordem. 4. Aquele que professa publicamente as verdades religiosas. 5. Entendido, perito. 6. Que ensina. 7. professor livre: o que ensina sem estipêndio do governo.
Por tanto meus amigos! Vamos nos valorizar, pois não somos monitores, e sim professores!

Ricardo Torquato
Licenciado em Educação Física – ULBRA Gravataí

Nenhum comentário:

Postar um comentário