Conta-se que Martinho Lutero, sempre na primeira aula com uma nova turma na Universidade de Wittenberg, costumava saudar seus alunos, antes de dizer qualquer coisa, tirando o seu chapéu. Os alunos se surpreendiam com o gesto de Lutero porque essa não era uma atitude comum.
O normal seria os alunos saudarem com respeito e até um pouco de temor diante de seus professores dada a rigidez que marcava o sistema educacional da época. Lutero costumava justificar o seu “tirar o chapéu” diante dos alunos dizendo: "ninguém sabia quais seriam dentre eles os doutores, regentes, chanceleres e reis...".
Estamos iniciando o segundo semestre de 2014, e por isso talvez seja a hora de recebermos nossos alunos, e especialmente os novos, “tirando nosso chapéu”, porque não sabemos, mas almejamos, estarmos diante de possíveis grandes profissionais capazes de contribuir decisivamente para uma sociedade melhor.
Não esquecendo também de “tirar o chapéu” para nossos professores, não com temor pela rigidez, mas com carinho e respeito por seu papel fundamental e sua competência; tirar o chapéu para nossos colaboradores, saudando sua disposição em fazer desse campus de fato um local de crescimento acadêmico e pessoal para todos nós. E, acima de tudo, iniciar 2014/2 “tirando o chapéu” diante de nosso Deus, agradecendo mais esta oportunidade de trabalho e estudo, contando desde já com sua bênção.
Pastor Rafael Juliano Nerbas
Capelão da ULBRA Gravataí
Participe do Momento Devocional!
Os encontros ocorrem toda sexta-feira, a partir das 13h30, na Capela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário