quinta-feira, 25 de julho de 2013

O JEITO MANDELA DE VIVER

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. A frase de Nelson Rolihlahla Mandela, nascido em 18 de julho 1918, na África do Sul, resume sua existência. Desde jovem, influenciado pelos exemplos de seu pai e outras pessoas marcantes na sua infância e juventude, Mandela dedicou sua vida à luta contra a discriminação racial e as injustiças contra a população negra.
A história deste homem de 95 anos, que tanto lutou em prol da humanidade, foi marcada por sua constante resiliência diante de todas as adversidades impostas ao longo de sua vida. Foi sua constância que o tornou um ícone de ideal e justiça mundial. Seu exemplo nos faz refletir sobre quantas pessoas conhecemos com tal capacidade de enfrentar inúmeras barreiras, que se mantêm firmes em seus ideais, pensando sempre no bem-estar do próximo. É, ser tão altruísta assim, requer muita compaixão e convicção em seus conceitos de vida!
Mas somente um Mandela passa 27 anos encarcerado por lutar pelos direitos de igualdade racial, e consegue perseverar para guiar uma nação inteira, rumo ao caminho da paz, justiça, amor e lealdade entre os seres humanos. Hoje, aos 95 anos, este homem de façanhas incríveis depara-se com um dos momentos de maior tensão em sua vida. Pois esse verdadeiro herói enfrenta a sua mais crítica situação de saúde.
Contudo, seu exemplo continuará nos ensinando a lição mais bonita desta vida, através de todo seu altruísmo, perseverança, força, amor ao próximo e resiliência para enfrentar os mais adversos obstáculos. Porque esse é o jeito Mandela de viver!

RICARDO TORQUATO
Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário