quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ORGULHO DE SER PROFESSOR

Sempre me deparo com o Dia do Professor com a mesma convicção da importância que este profissional tem na educação de crianças, jovens, adultos e idosos. Claro que esta importância não deve ser recopnhecida apenas no dia 15 de outubro, mas em todos os dias do ano, infelizmente não é o que vemos ao longo dos demais 365 dias. Minha homenagem a todos os professores que tiveram a ingrata missão de me educar, assim como a todos os colegas de outros tempos e atuais, será num relato de poucas palavras sobre a trajetória que tive como professor de educação física e a missão incansável de educar.

Nos onze anos em que estudei na educação básica, na époa primeiro e segundo graus, sempre fui um daqueles alunos que prestava atenção na explicação da professora (tive poucos professores nessa época, a maioria eram professoras) e depois me dedicava a constantemente chamar a atenção de todos para o que estivesse fazendo. Conversando, contando histórias, desenhando... Somente quando me deparei com o momento de escolha do vestibular é que mo ocorreu: Devia ser professor! Mas de que? Educação Física.

Em janeiro de 1996, fiz o vestibular (primeiro e único felizmente) e fui aprovado. Era o início da concretização do sonho de ser professor, foram-se mais quatro anos de estudo, onde, desta vez, sabia que o centro de atenção da sala devia ser o professor. No mesmo ano em que concluí o graduação, prestei concurso para o serviço público e, assim, poderia dar aulas de educação física no Estado do Rio Grande do Sul como professor concursado. No início da carreira, tinha 20 horas de aula na escola, depois mais 20 horas em outra escola e ainda trabalhava numa academia de musculação a noite. Não demorei para perceber que meu tempo útil era escasso... e me comprometi a estudar mais.

Em 2002, insatisfeito com apenas a graduação, resolvi ingressar num curso de Pós-graduação - Especialização em Gestão e Planejamento Escolar - tinha a pretenção de ser diretor de Colégio, e simultaneamente estudei Psicologia do Esporte e Atletismo Escolar. Após concluir a especialização, não cheguei nunca a ser diretor de colégio... mas fui convidado a assumir a Coordenação da Educação Física de toda a Região (cinco municípios) - aceitei, foram cinco anos de coordenação, jogos escolares, treinamentos e reuniões. Paralelamente participei da seleção e fui contratado para iniciar um curso de graduação em Educação Física na ULBRA em Gravataí, eis que em 2005 dei início ao magistério em nível superior.

Em 2010, recebi o convite para assumir a coordenação do mesmo curso, visto minha experiência com a coordenação de Educação Físca e esportes anterior, também aceitei confiante - completo em janeiro de 2015 mais cinco anos de coordenação de curso pronto a enfrentar mais desafios.

Tenho orgulho de ser professor, de ter trabalhado durante doze anos no ensino público estadual, com todos os problemas e limitações, mas que me proporcionou muitas alegrias e amizades. Acabei pedindo afastamento por motivos profissionais, mas fica aqui o meu agradecimento pelo respeito ao trabalho que realizei em todas as escolas por onde passei.

Oro para que Deus, na sua infinita bondade, me dê sempre muita saúde e disposição para continuar trabalhando e contribuindo na formação integral de todos os alunos, como faço há quase 15 anos. Trabalho esse realizado com respeito, dedicação e compromisso aos alunos e às instituições de ensino, sempre com Orgulho de ser Professor.

Professor Luciano do Amaral Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário