sábado, 22 de dezembro de 2012

Educação física e artes serão valorizadas nas atividades de escolas


Iniciativa da Secretaria Estadual de Educação do Paraná

O secretário estadual da Educação, Flávio Arns, disse nesta sexta-feira (21) que os professores de educação física da rede estadual devem ficar tranquilos com relação à implantação da matriz curricular de referência, que determina o número máximo de duas aulas de educação física para o ensino fundamental.

Arns explicou que a Secretaria trabalha com a perspectiva da educação em tempo integral, com aumento gradativo do número de estudantes fazendo atividades complementares no período de contraturno, onde o campo do esporte e lazer está entre os preferidos dos alunos e das escolas, assim como o campo das artes. “O esporte e lazer, assim como as artes, são privilegiados com quatro horas semanais no contraturno”, afirma Arns.

Além disso, por iniciativa do atual governo, foi criada a hora treinamento, que permite que cada escola possa formar suas equipes em diferentes modalidades esportivas, bem como grupos de dança, bandas, fanfarras e outras atividades.

“Se somar tudo, pode passar de oito horas semanais e a tendência é a valorização da educação física na matriz curricular e o esporte na formação do aluno”, explica o secretário. “Tudo isso vai fazer com que tenhamos uma necessidade extraordinária de profissionais, entre professores e monitores em todas as escolas”, afirma.

Ainda de acordo com o secretário, em 2012, atividades complementares em contraturno beneficiaram mais de 350 mil estudantes de 1.850 escolas e a perspectiva é aumentar esse número.

Recesso de final de ano


Comunicamos que, nos dias 26, 27, 28 e 29 de dezembro de 2012, a ULBRA Gravataí estará em recesso.

Nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, os setores Biblioteca e Central de Atendimento ao Aluno (Secretaria, Protocolo e Financeiro) funcionarão em regime de plantão no horário das 8h20 às 12h e das 13h às 20h20, conforme combinado com os chefes de setores.

As atividades normais retornam na quarta-feira (02 de janeiro de 2013).


Atenciosamente,
Marcelo de Jesus
Assessor de Comunicação

Assessoria de Comunicação Social (ACS)
cid:image002.jpg@01CC2C49.FBC2E3B0
+55 (0xx51) 3431-7677 ramal 270
ULBRA Gravataí
Av. Itacolomi, 3600 • Bairro São Vicente
Gravataí/RS • CEP: 94155-052
cid:image003.jpg@01CC2C49.FBC2E3B0
cid:image004.jpg@01CC2C49.FBC2E3B0
                                                   As informações e opiniões aqui expressas são particulares e não representam necessariamente aquelas da ULBRA.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O VALOR DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM NOSSAS VIDAS



Todo mundo está estupefato de saber que as práticas de exercícios físicos, aumentam a autoestima, melhoram o condicionamento físico e o relacionamento com outras pessoas, o que nos torna mais críticos e pensantes. Já que esta convivência em grandes grupos nos abre um leque de opções para vida.
Porém, com toda uma campanha extremamente forte, através dos meios de comunicação, bem como a televisão e internet, ainda existe pessoas resistentes a pratica de exercícios físicos e a sua importância em nossas vidas, mas o numero de praticantes destas atividades dirigidas só faz aumentar, pois essa prática renova nossos corações a cada dia, devolvendo toda autoestima, saúde e alegria de viver, existente em cada um de nós.
É notável todo esplendor de uma pessoa que pratica regularmente exercícios físicos e mantém uma rotina saudável, adquirindo os benefícios de conviver em pequenos ou grandes grupos, através de alguma atividade física dirigida. Assim como a dança, ginástica, caminhada orientada, musculação, capoeira, etc. O importante é promover saúde, sendo ela física ou mental.
Pois esse bem estar psicológico e físico, são frutos de uma vida saudável e ativa. Esse é o verdadeiro valor da prática de exercícios físicos em nossas vidas!
O ano de 2012 está acabando e muitas pessoas aderiram às práticas de exercícios físicos orientados.
Em 2013 é a sua vez! Tenha uma vida alegre e saudável!

                                                         RICARDO AMANDO TORQUATO
Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

AMIGOS DO JORGE X TURMA DE BASQUETE




Na disciplina de basquete se organizou o jogo entre os alunos da turma de basquete da ULBRA e os amigos do Jorge, no dia 26/11/2012, às 19h, no ginásio da ULBRA Gravataí.
Entre os atletas estavam:
A turma de basquete se dividiu em pequenos grupos formando o time, a imprensa, a divulgação...
Os jogadores da turma de basquete e colegas da ULBRA estavam empolgados com o evento. Segundo o André: Um evento bacana do professor Jorge, estamos prontos para a vitória e não vamos dar chance ao adversário. A Joelma, que participou da equipe dos atletas, também se expressou dizendo: Estou muito feliz e lisonjeada de poder estar participando dessa equipe e a expectativa é de uma grande vitória!
A ideia da turma de basquete exposta por seu técnico seria fazer uma marcação forte e por zona.
Segundo o professor Jorge Eckert os vencedores são todos os que participaram! Visto a organização da turma e a disponibilidade dos atletas.
O jogo teve resultado final de 59 (amigos do Jorge) x 14 (turma de basquete).
De acordo com o técnico da turma de basquete, Rafael: O jogo serviu como treinamento para nossa equipe, que está sendo formada agora, visto a qualidade do adversário acredito que foi um bom jogo, o resultado não foi o que a gente queria, mas foi um bom jogo, serviu pra nossos testes.
Os destaques do jogo foram: Francisco – amigos do Jorge e Erick – turma de basquete, ainda segundo o técnico Rafael, o jogador André e a jogadora Tainara foram muito bem.
A atividade teve destaque por rever amigos, que compunham a outra equipe e pela oportunidade de conhecer os atletas, além de disseminar as práticas esportivas em Gravataí.
Além de todos os jogadores ainda fomos agraciados pela presença dos árbitros: Fernando Serpa e José Luiz Barbosa.
Agradecemos ao professor Jorge pela oportunidade, aos atletas e árbitros e a todos que colaboraram com a realização desse evento!
Equipe Imprensa: Christian Fraga, Daniela Santos e Juliana Corrêa

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

INSEGURANÇA NACIONAL




Toda pessoa gosta de falar: eu não tem medo de nada! Mas no fundo sabemos que todos nós tememos algo, seja de perder alguém que amamos, um bem precioso, o bom emprego, prestigio e o medo da violência cotidiana. Isso nos torna muito inseguros, já que dessa forma, acabamos vivendo apreensivos e presos dentro das limitações e barreiras impostas por nós mesmos, usada muitas vezes como escudo, contra a dor e o sofrimento.
Só que essa insegurança em nossa volta, está tomando outros rumos e ganhando novos horizontes, com tanta violência, como deixar de pensar em: quando será a nossa vez? Será hoje? Será amanhã? Ou daqui um mês quem sabe? Com tanta onda de ataques criminosos, sofrer um desses crimes parece um consórcio, um dia você será contemplado.
Essa insegurança que invadiu nossas vidas, já passeia de Norte a Sul. Enchendo os corações da população brasileira de esperança em virar uma potência mundial, pois geralmente quem sofre ataques criminosos, são os países de primeiro mundo. Será que essa onda de crimes é um sinal da nossa evolução? Ou apenas acordei no Iraque em meio a uma zona de guerra e não percebi? Ou ainda, tudo isso faz parte da nossa insegurança nacional? Na verdade, ainda não sei!
Porém enquanto procuro as respostas, o medo e a insegurança só fazem aumentar. Mas segundo as autoridades do nosso país: as providências necessárias foram tomadas. Será? Esperamos que sim!
Logo, nos resta torcer e esperar esses ataques não virar moda no Brasil. Pois chega de tanta violência e insegurança!
Está na hora de mais paz, amor e segurança!


Ricardo Amando Torquato                                                                                                 Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O PODER DO CLIMA NATALINO


O PODER DO CLIMA NATALINO

 Estamos nos despedindo de mais um ano, e, com a sua partida, ficam apenas as lembranças, umas boas, algumas nem tanto e outras maravilhosas. Todos esses pensamentos sobre o que foi bom ou ruim fazem parte de um curto ou quem sabe longo balanço sobre o ano ou até mesmo de uma vida inteira.
Acredito que toda essa reflexão tenha grande ou total influência desse poder do clima natalino e suas festas, com espírito harmonioso, feitas apenas por boas lembranças, como se a vida fosse um mar de rosas, ou se tivéssemos passado uma borracha por cima de todas nossas mágoas.
Nós brasileiros, somos um povo de muita fé, pois mesmo quando tudo parece estar perdido, basta chegar o mês de dezembro para deixarmos a esperança tomar o lugar da tristeza em nossos corações. É como, se Papai Noel morasse no Brasil, e todo ano ele nos presenteasse com sonhos, pois, nada melhor na vida do que acreditar em algo bom. Logo, um homem sem esperança não tem nada!
Toda essa alegria de viver nos permite ver pessoas muito humildes, contemplando a felicidade sem algum tipo de luxo e ainda mantendo um belo sorriso, puro e verdadeiro no rosto.
Todo esse poder que transforma vidas, mesmo que por pouco tempo às vezes, é mágico, pois ele tem a fórmula certa para fazer as pessoas mudar sua concepção sobre o amor, deixando todas suas diferenças de lado, sendo elas de classe social ou raça. E ainda esquecer que o salário mínimo é uma comédia, que pagamos impostos absurdos e que os Professores são cada vez menos valorizados.
Mas esse não é o momento para lembrar nada disso! Já esta na hora de montar nossa grande árvore de natal, deixando para trás tudo de ruim que passou, comemorando as festas de fim de ano e acreditar em um ano novo ainda melhor. Pedindo ao Papai Noel para inundar nossos corações, com alegria, paz e muita fé!
Pois tudo isso meus amigos! É o poder do espírito natalino!

Ricardo Amando Torquato                                                                                                 Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí

sábado, 1 de dezembro de 2012

Projeto de Lei estabelece Semana Olímpica nas escolas públicas



A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados aprovou, em 13 de novembro, o Projeto de Lei nº 4.129/2012, de autoria do deputado João Arruda, instituindo a Semana Olímpica nas Escolas Públicas, a ser realizada anualmente no dia 23 de junho, Dia Olímpico Internacional. O Projeto agora segue para a Comissão de Educação e Cultura, onde será apreciado.

O PL 4.129/12 pretende estabelecer a Semana Olímpica envolvendo as diversas disciplinas escolares em conjunto com a Educação Física. Segundo a justificativa do projeto, é reforçada a ideia de que a Semana Olímpica não fica restrita apenas às competições esportivas. Já o nome escolhido remete ao sentido de competição com amizade e respeito difundidos mundialmente pelos Jogos Olímpicos.

Fonte: CTD