quinta-feira, 6 de setembro de 2012

POR QUE ESTUDAR?


Estudar não é um ato, mas sim, um conjunto de ações tomadas com o objetivo de desenvolver o estudante de maneira integral, não apenas em relação ao assunto que norteia seu estudo, como também, de tudo o que estiver relacionado direta ou indiretamente a este mesmo assunto. Assim, é possível que o estudante consiga dinamizar seu objeto de estudo utilizando-se de suas próprias ideias, de modo que ele mesmo consiga compreendê-lo e explicá-lo de acordo com as suas convicções. 

 A leitura é fundamental no ato de estudar, porém, não se trata de leitura simples. Não basta ler apenas para cumprir um ritual de estudo. É necessário compreender que no ato da leitura, devemos refletir acerca de tudo aquilo que estiver envolvido com o nosso objeto de estudo. Esta reflexão se dá através dos questionamentos, dos destaques aos pontos principais, e da relação dialógica que, segundo Freire, devemos estabelecer com o autor.

 É a partir desta reflexão que vamos compreender todos os elementos da leitura, e consequentemente, do nosso objeto de estudo. Ler e estudar são duas tarefas que trabalham juntas. Lado a lado em busca do conhecimento, que será adquirido através da leitura bem feita, ou seja, aquela leitura que questiona e que busca respostas, além de criar novas perguntas, fazendo com que o estudante molde sua própria convicção sobre o seu objeto de estudo.

 Infelizmente, muitos dos estudantes da geração Facebook ainda realizam a leitura mecânica, ou como se diz na cultura popular, leem por ler. Atualmente não são raros os casos de estudantes que em sua leitura buscam apenas saber o que diz no texto, e menos raros ainda são os casos de professores que se importam com isso, principalmente na rede pública. Esta falta de interesse de ambas as partes, muitas vezes acaba resultando na incapacidade de desenvolvimento pessoal, pois não sendo instigados a buscar as próprias respostas, os estudantes acabam não aprendendo também a questionar, a criar as próprias perguntas, e dessa maneira acabam se estagnando, parando no tempo, sem saber para onde ir, ou o que buscar.

 A leitura deve ser, além de uma maneira de conhecer sobre o assunto a que ela venha a se referir, uma maneira de também criar novas leituras, novas capacidades, novos conhecimentos. Além de informar, a leitura deve auxiliar no desenvolvimento, ser um objeto de pesquisa, de estudo, ser desafiadora para o estudante instigando-o a esgotar todas as alternativas na concepção de suas próprias ideias. Vista desta forma, podemos concluir que a leitura, sendo feita da maneira correta, é peça chave na construção do próprio conhecimento.

Agradeço a contribuição do colega Jonathan

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