quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Robô Opportunity completa oitavo aniversário direto de "Greeley Haven"

Este mosaico de imagens tiradas em meados de janeiro 2012 mostra a vista windswept norte (à esquerda) para nordeste (direita) a partir do local onde Marte da Nasa Exploration Rover Opportunity está passando seu quinto inverno marciano, num afloramento informalmente chamado "Greeley Haven."


A imagem combina exposições tomadas através de filtros Pancam centrada em comprimentos de onda de 753 nanômetros (infravermelho próximo), 535 nanômetros (verde) e 432 nanômetros (violeta). A vista é apresentado em cor falsa de fazer algumas diferenças entre os materiais mais fáceis de ver.

Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / Cornell / Arizona State Univ.

A Câmera Panorâmica do Opportunity (Pancam) assumiu as imagens como parte componente de vista círculo completo sendo montado a partir de Greeley Haven.

A exibição inclui ondas de areia e outras formações do vento, esculpindo características em primeiro plano e meio-campo. No extremo norte do "Cape York" o segmento da borda da cratera Endeavour, percebe-se formas de um arco em toda a metade superior da cena.

Opportunity pousou em Marte em 25 de janeiro de 2004, (Tempo Universal e EST - 24 de janeiro, PST). Ele já se locomoveu por 21,4 milhas (34,4 quilômetros) em seu oitavo aniversário no planeta. No final de 2011, a equipe levou rover Opportunity para a borda de Greeley Haven para tirar proveito de sol de frente para o afloramento de inclinação para aumentar a produção de energia dos painéis solares durante o Inverno marciano.

As atividades de pesquisa do robô incluem uma investigação científica de rádio do interior de Marte, inspecções de composições minerais e texturas sobre o afloramento, e monitoramento de vento que causaram mudanças em escalas de dunas de partículas de solo individual.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Vítima de violência, capoeirista que superou paralisia e hoje forma cidadãos em aulas para jovens de comunidades da Tijuca, recebe a medalha Orgulho do Rio

Mestre Fanho exibe a Medalha Orgulho do Rio, por sua dedicação ao ensino de capoeira em comunidades | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
POR CLAUDIO VIEIRA 

Rio - A dedicação à inclusão pelo esporte e sua história de superação conquistaram admiradores nas rodas de capoeira e favelas da Tijuca. O professor de Educação Física Éverton Freitas Batista, 51 anos, o Mestre Fanho, chegou a perder os movimentos, mas deu a volta por cima e hoje forma cidadãos através da capoeira. Por tudo isso, ele recebeu a medalha Orgulho do Rio, oferecida por O DIA, a quem se dedica à melhoria da qualidade de vida da população fluminense. 

Em 34 anos dedicados à luta africana, Mestre Fanho não tem ideia de quantos jovens já receberam seus ensinamentos: “Ela ensina ao jovem a se conhecer melhor e a respeitar seus semelhantes. O objetivo não é vencer a luta, mas sim as dificuldades que a vida apresenta”.

Éverton conheceu a capoeira através do pai, que tocava berimbau nas rodas de Mestre Artur Emídio, um dos primeiros capoeiristas do Rio. Depois, formado em Educação Física, deu aulas em escolas públicas de Nova Iguaçu: “Eram escolas muito pobres, sem equipamentos. Resolvi ensinar capoeira”, lembra. 

Hoje, Mestre Fanho ensina jovens de comunidades da Tijuca, Andaraí e Vila Isabel, e multiplica seu espírito solidário. Leonardo Santos, o Mestre Preguiça, seu pupilo, é um exemplo. “Sinto-me recompensado ao ver que crianças que gostavam de manusear armas de brinquedo hoje são exímios capoeiristas, trabalham e estudam. É um grande orgulho”, emociona-se Leonardo, professor em comunidades. 

Bala perdida quase interrompeu seu sonho 

O dia 17 de março de 2005 ficou marcado na vida de Mestre Fanho. Nesta data, ele quase teve interrompido o sonho de ser professor de capoeira ao levar um tiro de bala perdida. 

Ao sair da academia em que dava aulas, perto do Morro do Andaraí, ouviu tiroteio entre policiais e traficantes. No fogo cruzado, um menino foi baleado na perna. Ao socorrê-lo, Éverton foi atingido por dois tiros. 

Os dois foram socorridos no Hospital do Andaraí. O menino foi logo liberado. Mestre Fanho, com a bala alojada na coluna, recebeu dos médicos a notícia de que ficaria paralítico. Mas ele não aceitou a derrota. Comprou aparelhos de fisioterapia e fez exercícios até de madrugada. Usou colete cervical e tomou medicamentos em fase de teste. 

Um ano e meio após o tiro, Fanho voltou a dar aulas. E embora tenha perdido sensibilidade nas costas e na parte direita do corpo, o professor não esmoreceu. E venceu. 

“Sempre que posso, venho ouvir Mestre Fanho. Lembro-me de quando ele estava imobilizado, na cama. Ele nos dizia que ia se levantar. Era difícil acreditar. Hoje, quando jogamos numa roda, me emociono”, relembra Marcelo Peixoto da Costa, o contramestre Preto.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM FOCO NA EDUCAÇÃO

Para este início de semestre, mesmo no período pré-férias, já estamos trabalhando para incrementar os métodos de ensino nas aulas da graduação.

Num trabalho de análise e reflexão de dados e situações, dentre todos os cursos da ULBRA Gravataí, o curso de Educação Física está novamente preparado e pronto para a ação. Assim, após a verificação dos pontos fortes e pontos fracos da instituição, juntamente com as ameaças e oportunidades externas, o grupo de professores representado pelo Conselho de Curso - Prof. Luciano do Amaral Dornelles (Coordenador do curso); Professora Aline Fofonka (Coordenadora de Atividades do curso); Prof. Kassius Nitzke da Silva (Coordenador de Extensão); Prof. Álvaro Fernando Laitano da Silva; Prof. Charles Marques Formentin; Prof. Jorge Augusto de Oliveira Eckert; Prof. Luiz Gonzaga Junior; e Profª Simone Karine Klein, esteve reunido para reflexões e projeção de ações.

Como todo planejamento, estas ações são maleáveis, mas já temos definida uma estratégia para todo o ano. A seguir apresento um resumo desta estratégia:
ENSINO
Aumentar a inserção da interdisciplinaridade pelos projetos integradores.    Aproximar disciplinas afins a partir de vários fatores, como a área de abrangência, o horário de oferta, mesclar com os projetos e atividades de extensão e pesquisa, oportunizando uma maior vivência acadêmica.   
       
PESQUISA
Aumentar o número de publicações.    Envolvimento dos professores nos projetos de pesquisa, integrando com projetos de extensão.   
       
EXTENSÃO
Fortalecer as atividades de extensão.   

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vestibular em Torres recebe candidatos de todos os campi da ULBRA no RS



Prova ocorre no dia 28.01, às 10h

“Faça seu Vestibular sem sair do litoral”, é a chamada da campanha do Vestibular na Praia

Inovando, para atender aos vestibulandos que estão em férias no litoral gaúcho, a ULBRA realiza uma prova de Vestibular dia 28.01, às 10h, no campus de Torres, da qual podem participar candidatos de todos os campi da universidade no Rio Grande do Sul. As inscrições para o “Vestibular na Praia” podem ser feitas pela internet, até 20h do dia 25.01, ou nos campi até 22h do dia 26.01. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.
A prova agendada tem vagas para os campi de Canoas, Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, São Jerônimo, Santa Maria e Torres. A oferta de cursos e as inscrições podem ser acessadas no site www.ulbra.br.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CURSOS COM BAIXA QUALIDADE TEM CORTE NA OFERTA DE VAGAS

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na semana passada, no Diário Oficial da União, o cancelamento de 1.287 vagas em 58 instituições de ensino superior. Os cortes foram feitos nos cursos de Educação Física, Serviço Social e Fonoaudiologia que tiveram desempenho considerado ruim na avaliação do MEC (notas 1 e 2). 

Educação Física teve a maior redução, serão 1.024 vagas a menos nos processos seletivos. Os cursos de Serviço Social e Fonoaudiologia sofreram queda de 224 e 39 vagas, respectivamente. A portaria atinge instituições que apresentam Conceito Preliminar de Curso (CPC) insatisfatório na última avaliação da pasta em 2010. Elas serão supervisionadas pelo ministério. 

Na quinta-feira o MEC já havia informado o corte de 2.794 vagas em 153 cursos de graduação em Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem de todo o País.