sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Os estudantes de cursos de licenciaturas, voltados para a formação de professores poderão pagar o FIES por meio de serviços à comunidade

Os estudantes de cursos de licenciaturas, voltados para a formação de professores poderão pagar o Financiamento Estudantil (Fies) por meio de serviços à comunidade. 

Os universitários que quiserem ser professores poderão atuar em escolas públicas. “Com o exercício profissional, os estudantes poderão quitar 1% da dívida consolidada a cada mês. Em cem meses [oito anos e quatro meses], sem despender R$ 1, o estudante quita seu financiamento”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

A expectativa inicial era de contemplar os estudantes já no segundo semestre de 2011, mas acabou ficando para o primeiro semestre de 2012. Os professores que tiveram financiamento no passado vão poder quitar os financiamentos com exercício profissional, já que "o direito é retroativo”, afirma.

Como funciona o Fies
O programa é destinado a financiar a graduação de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e que estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no MEC.

Desde 1999, quando foi criado, o Fies teve mais de 500 mil estudantes que adotaram o empréstimo. Foram aplicados cerca de R$ 4,6 bilhões entre contratações e renovações semestrais dos financiamentos, de acordo com a Caixa Econômica Federal, banco que oferece o empréstimo.

Juros altos
Estudantes que ingressaram no Fies reclamaram da alta taxa de juros. Sobre contratos celebrados até 1º de junho de 2006, incidiam 9% de juros por ano.

Desde então, passaram a vigorar duas taxas de juros: de 3,5% ao ano, para financiamento de cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos superiores de tecnologia; e de 6,5% ao ano para as demais graduações.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Comunicado sobre o ENADE – 23/12/2011

Alunos concluintes das unidades ULBRA do Rio Grande do Sul que foram inscritos no ENADE 2011 e que não realizaram a prova, deverão solicitar às respectivas Coordenações de Cursos o pedido de dispensa do ENADE.

Para os alunos dos cursos presenciais, este pedido deverá ser realizado através de Protocolo na Central de Atendimento ao Aluno, na Unidade onde o acadêmico está matriculado. Para agilizar o procedimento, você poderá levar o requerimento já prenchido, que está disponível neste link, ou preencher diretamente na Central de Atendimento.

O prazo para a realização deste pedido é de 23 de dezembro de 2011 a 16 de janeiro de 2012 (prazo não prorrogável).

Para todos os alunos EAD/ULBRA o pedido deverá ser realizado através do autoatendimento on line.

Para todos os alunos inscritos, que não compareceram à prova ENADE 2011 e que não fizerem o pedido de dispensa para a Coordenação do Curso, como explicado acima, ou que eventualmente venham a ter o pedido indeferido pelo respectivo Coordenador de Curso, poderão solicitar sua dispensa, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://www.inep.gov.br; em sistema criado para esse fim, no período de 06 de fevereiro a 20 de fevereiro de 2012.

Pró-reitoria de Graduação

domingo, 11 de dezembro de 2011

Acadêmica do curso participa de programa de qualificação para a Copa 2014


No último dia 6 de dezembro, nossa colega Lilianne Salles participou do seminário “O Rio Grande do Sul entra em Campo para a Copa 2014”, que marcou o lançamento oficial do Programa Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014, promovido pelo Governo Estadual, através da Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH), em parceria com a Universidade Feevale.






O projeto integra a Rede Escola de Governo e consiste na formação de gestores públicos e da sociedade civil, além de executores vinculados às áreas envolvidas com a Copa do Mundo de Futebol. Após a capital, ao longo do projeto, seis regiões sediarão diversos seminários e cursos que terão a função de qualificar o debate sobre o tema e permitir que os participantes socializem e possam multiplicar em suas regiões as ações previstas para o evento.






O projeto também visa esclarecer de que forma os municípios poderão aproveitar as oportunidades que a Copa do Mundo trará, de forma a beneficiar a população gaúcha permanentemente em termos de infraestrutura, tecnologia e capital humano.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Palestra de Primeiros Socorros encerra o semestre da disciplina de Atividade Física e Saúde

Como última atividade de aula antes da avaliação G2, a turma de Atividade Física e Saúde 2011/2 contou com a presença da Enfermeira Responsável Técnica e Coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Viamão Estela Maria Hartmann.


Falando de todos os princípios de socorros, comentou sobre os tipos de lesões, cuidados e procedimentos ao lidar com cortes, contusões, traumatismos e também como observar sinais de possíveis lesões cerebrais, respiratórias e cardíacas.


A atividade foi descontraída, com a apresentação de alguns slides e do material para fazer curativos estéreis.


Com a possibilidade de questionamentos, foi possível aprender sobre diversas situações do cotidiano do profissional de educação física, assim como possíveis atitudes a ser tomadas em qualquer situação.

Fica o convite para próximos encontros, e a Enfermeira Estela agradeceu tanto ao Curso pela oportunidade quanto para a acadêmica Eliane, que sugeriu a palestra.





terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nota no ENADE pode descredenciar mais de 30 cursos no país


A supervisão de cursos e instituições é realizada pelo Ministério da Educação com o objetivo de garantir a qualidade do ensino superior. A partir da assinatura de protocolos de compromisso (termo de saneamento de deficiências), as instituições e cursos têm a possibilidade de promover melhorias em suas condições de oferta e com isso melhorar seu desempenho nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nos casos em que não são observadas melhorias, o MEC adota medidas para a redução de vagas ou encerramento da oferta, no caso dos cursos; e para o descredenciamento, no caso de instituições.

Os principais indicadores do Enade são: 

- Conceito Enade - relativo ao desempenho dos estudantes concluintes na prova do Enade
- Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) - aponta o quanto o desempenho do estudante cresceu durante o curso
- Conceito Preliminar de Curso (CPC) – indicador mais completo, usado para rankiar as instituições de ensino. Leva em conta o Conceito Enade, o IDD, além de outros aspectos, como a nota dos ingressantes, o corpo docente do curso, e a percepção dos alunos quanto à infraestrutura e organização didático-pedagógica 

Quase 34% dos cursos superior obtiveram resultado insatisfatório. Ao todo, 1.696 graduações tiveram nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), isso significa que um em cada três cursos é de baixa qualidade. A maioria dos cursos (51,47%) foi considerada razoável – obteve nota 3. Apenas 15% atingiram CPC 4 e 5. E nosso curso de Educação Física está neste meio!!!!



O índice tem notas que vão de 1 a 5, e são consideradas insatisfatórias as médias 1 e 2. Foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários. 

As 683 instituições com notas baixas vão passar por supervisão do governo federal e podem ser alvo de medidas que vão do arquivamento de pedidos de abertura de novos cursos até o descredenciamento.


domingo, 20 de novembro de 2011

Curso de Bacharelado em Educação Física tem IGC 4

Com a divulgação na última semana dos Índices Gerais de Cursos (IGC) pelo MEC, podemos ver que o trabalho duro e o emprenho de todo o grupo de professores e alunos do curso deu certo.

O curso de Bacharelado já possuia um Conceito preliminar de 4 pontos, e com a avaliação do ENADE 2010 tendo também 4 pontos, então a nota do curso é 4!!!!

Lembrando que a nota máxima é 5.

Abraço a todos e parabéns!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ENADE ainda gera críticas de alunos e professores


Acadêmicos dos cursos de Licenciatura, Pedagogia e Ciências da Computação que fizeram a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) neste domingo 06/11/11 mostraram que, mesmo depois de sete anos de tradição, a aplicação da prova ainda divide opiniões. 

Nesta edição, 376 mil universitários que estão em fase de conclusão de curso foram convocados para o exame, que é condição obrigatória para a retirada dos diplomas, no curso de Educação Física da ULBRA Gravataí foram 28 colegas convocados, com a presença confirmada de 26, todos na Escola Estadual Morada do Vale I (CIEP) em Gravataí.
Ouvindo as falas dos acadêmicos, maior crítica é a suposta ineficiência de um único exame, com 40 questões, para avaliar o conteúdo de um curso que leva anos para ser concluído. 

Apesar de críticas à metodologia da prova - perguntas grandes, foco em algumas áreas do conhecimento em detrimento de outras - o exame também tem pontos favoráveis:
Ao contrário do que muitos dizem, não acho que o ENADE é só para a avaliar os conhecimentos absorvidos na universidade. Também serve de preparação para outras provas, como as de concursos, e também serve de estudo para participar de outros tipos de seleção.”, comentou o professor Luciano Dornelles, coordenador do curso de Educação Física ULBRA Gravataí. Presente no local do exame desde às 10h, viu toda a movimentação de chegada dos fiscais, após dos colegas professores e coordenadores de outros cursos e por fim dos acadêmicos, que chegaram entre as 12h e as 13h.

Mas o ponto mais polêmico é a obrigatoriedade do exame, já que muitos acadêmicos vão fazer a prova apenas para garantir o diploma e não levam a avaliação a sério. “Na minha sala, várias pessoas entregaram a prova 15 minutos depois de ter começado. Era melhor que só fosse quem realmente quer ser avaliado”, disse uma das professoras que ficaram do lado de fora da escola. Outra fala recorrente dos acadêmicos é a de que não fariam a prova se não fosse obrigatória. “Hoje dizem que o ENADE serve para avaliar os cursos, mas quando não tinha ENADE de alguma forma a faculdade era analisada." Acadêmica do curso de Pedagogia da ULBRA Gravataí.

A presença dos professores e coordenadores dos cursos foi um dos únicos fatores de motivação para que os acadêmicos fizessem a prova com alegria, inclusive com alguns coordenadores trazendo canetas e lápis para os esquecidos de plantão além de garrafinhas de água para aplacar o forte calor de 32° que chegou a fazer durante a tarde. 

Fica uma sugestão de professores e acadêmicos para o futuro deste exame, que seja aplicado ao longo do curso, ou que, pelo menos, a mesma turma realizasse a prova quando entra e quando sai do curso de graduação. 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Curso de Educação Física promove simulado do ENADE 2011

Já na reta final da avaliação deste ano, o curso de Educação Física da ULBRA Gravataí está promovendo entre a quinta-feira (26/10) até segunda-feira (31/10) um simulado com questões que já foram tema do ENADE em anos anteriores, além de algumas questões elaboradas pelos professores do curso.


O simulado é mais uma estratégia de motivação do curso para um bom desempenho acadêmico na prova, que ocorre no próximo dia 06 de novembro, em locais que serão divulgados após o preenchimento do questionário do estudante no site do INEP (Instituto de Estudos e Pesquisas). 

Para acessar o questionário é preciso fazer um cadastro de e-mail no site (http://enadeies.inep.gov.br) e depois de receber um número chave de ativação no e-mail, é só criar uma senha e entrar no site.

Todos os professores da ULBRA Gravataí, em especial do Curso de Educação Física, desejam aos concluíntes selecionados uma boa prova.





segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Acadêmico do curso de Educação Física leva seus alunos no Campeonato Metropolitano Genoma Colorado 2011


Campeonato Metropolitano Genoma Colorado 2011
Local: Campo “D” no Beira Rio (Sport Club Internacional)
Horas: 13h30min
Data: 29/10/2011 - (em caso de chuva será adiado)
Sábado - 13h30min
1º Jogo - Juvenil - Gravataí Cohab  X  Viamão Centro – Sub 16
2º Jogo - Infantil - Gravataí Cohab  X  Jardim Sabará – Sub 14
3º Jogo - Mirim - Cachoeirinha  X  Viamão Centro – Sub 12
4º Jogo - Pré-Mirim - Jardim Sabará  X  Canoas São Borja – Sub 10

A WM Escola de Futebol foi fundada no dia 06/07/2010, e é liderada pelo acadêmico José Cadorin Elias, do curso de Bacharelado em Educação Física.
A escola administra um Núcleo Genoma Colorado - Projeto Social do Sport Clube Internacional, na rua Otávio Dutra 360, Cohab C - Parada 74, Junto a ASCOMA.
Segundo Elias, a escola está aberta aos colegas do curso que precisem realizar seus estágios acadêmicos, além de oportunidades de adquirir experiência e poder participar deste grupo tão unido e de sucesso.
Interessados em conhecer a escola e o trabalho realizado, entrar em contato com o Elias pelo e-mail:
jc.eliasfutebol@yahoo.com.br

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Aula Semipresencial de Atividade Física e Saúde

Esta é a primeira aula Semipresencial de Atividade Física e Saúde, e para apoio será utilizado o artigo "Aptidão Física e Saúde na Educação Física Escolar", de Marcos Santos Ferreira. Este artigo está disponível no endereço: www.rbceonline.org.br

Também utilizarei o texto de Denise Sardinha Mendes Soares de Araújo e Claudio Gil Soares de Araújo "Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos", que está disponível no endereço: www.scielo.br

Esta aula consiste na leitura dos artigos, para posterior confecção de uma justificativa da importância da obtenção da Aptidão Física para nossos clientes, tanto na escola quanto em outros locais. Esta justificativa deve conter uma breve introdução (um parágrafo), seguida dos argumentos obtidos nos textos (de um a dois parágrafos) e finalizando com uma breve conclusão (também de um parágrafo).

A tarefa deve ser entregue OU enviada por comentário neste blog OU por e-mail até a data da avaliação G1.

Estou aguardando.

Luciano do Amaral Dornelles

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Reuniões de preparação para o ENADE 2011

Atenção:


Nesta QUINTA-FEIRA faremos a 1ª reunião de preparação para o ENADE!!!


Venham na coordenação do curso às 19h30 para maiores informações.


Abraço

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Portaria do ENADE 2011 - Educação Física

PORTARIA No- 217, DE 26 DE JULHO DE 2011
O Presidente, Substituto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004; a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação; a Portaria Normativa nº 8, de 15 de abril de 2011, e considerando as definições estabelecidas pela Comissão Assessora de Área de Licenciatura em Educação Física, nomeada pela Portaria Inep nº 155, de 21 de junho de 2011, resolve:
Art. 1º O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento.
Art. 2º A prova do Enade 2011, com duração total de 4 (quatro) horas, terá a avaliação do componente de Formação Geral comum aos cursos de todas as áreas e um componente específico da área de Licenciatura em Educação Física.
Art. 3º As diretrizes para avaliação do componente de Formação Geral se encontram definidas na Portaria Inep nº 188, de 12 de julho de 2011.
Art. 4o A prova do Enade 2011, no componente específico da área de Licenciatura em Educação Física terá por objetivos:
I - avaliar as condições de oferta de ensino dos cursos de Licenciatura em Educação Física, articulando-se aos demais instrumentos que compõem o Sinaes;
II - avaliar a formação superior da Educação Física numa perspectiva sistêmica, para subsidiar a elaboração de políticas públicas para o ensino médio e para a educação superior na área;
III - identificar as necessidades, demandas e potencialidades do processo de formação do professor de Educação Física, considerando os contextos institucionais e regionais, para subsidiar as diretrizes curriculares nacionais;
IV - avaliar a formação superior em Licenciatura em Educação Física;
V - atualizar o banco de informações quantitativas e qualitativas para elaboração de diagnóstico e prognóstico do processo da formação superior em Licenciatura em Educação Física;
VI - identificar indicadores de qualidade da formação em Licenciatura em Educação Física - fomentando a cultura de avaliação
Art. 5º A prova do Enade 2011, no componente específico da área de Licenciatura em Educação Física tomará como referência o seguinte perfil de formação:
O estudante de Licenciatura em Educação Física deverá ser um professor com formação técnico-profissional e científica, humanista e crítico-transformadora, que compreenda o papel da escola e do professor na sociedade, bem como as políticas públicas da educação brasileira; cuja intervenção fundamentar-se-á no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável. Esta intervenção dar-se-á na educação básica, privilegiando as diversas manifestações e expressões do movimento humano, considerando a interdisciplinaridade e reconhecendo os contextos históricos e sócioculturais, a educação inclusiva, a diversidade e o meio ambiente.
Art. 6º A prova do Enade 2011, no componente específico da área de Licenciatura em Educação Física, avaliará as seguintes competências e habilidades do estudante:
I - dominar os conhecimentos pedagógicos e específicos da docência referentes aos conteúdos da área e aqueles advindos das ciências e áreas afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade histórica, plural e democrática;
II - pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir científica e profissionalmente, priorizando e explorando o valor educativo das diversas manifestações e expressões do movimento humano, enquanto patrimônio cultural da humanidade;
III - utilizar recursos tecnológicos da informação e da comunicação para acompanhar as transformações acadêmico-científicas da área e de áreas afins, qualificando a intervenção docente;
IV - dominar a leitura e a escrita como instrumentos de desenvolvimento profissional contínuo;
V - dominar conhecimentos técnico-científicos para intervir no campo da educação básica, de modo a planejar, ensinar, orientar, supervisionar e avaliar as atividades educacionais, respeitando os diferentes níveis de aprendizagem e desenvolvimento corporal;
VI - conhecer, selecionar, aplicar e avaliar as diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias de ensino para a intervenção docente, articulando os conteúdos da área de modo interdisciplinar;
VII - dominar conhecimentos para participar de projetos educacionais e da gestão escolar.
Art. 7º A prova do Enade 2011, no componente específico da área de Licenciatura em Educação Física, tomará como referencial os seguintes conteúdos do movimento humano integrando os conhecimentos definidos nas seguintes dimensões:
I - Dimensão sócio-antropológica: conhecimentos filosóficos, antropológicos, sociológicos e históricos que enfocam aspectos éticos, culturais, estéticos e epistemológicos inerentes à educação e à educação física escolar;
II - Dimensão biodinâmica: conhecimentos sobre os aspectos morfológicos, fisiológicos e biomecânicos e suas aplicações na educação física escolar;
III - Dimensão comportamental: conhecimentos sobre mecanismos e processos do desenvolvimento humano, contemplando aspectos motores, aquisição de habilidades e fatores psicológicos intervenientes;
IV - Dimensão científica e tecnológica: conhecimentos dos procedimentos éticos e da metodologia, métodos e técnicas de estudo e pesquisa que fundamentam a ação educativa;
V - Dimensão pedagógica e técnico-instrumental: conhecimentos de fundamentos teórico-metodológicos da educação e sua aplicação no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos do componente curricular de Educação Física.
Art. 8º A prova do Enade 2011 terá, em seu componente específico da área de Licenciatura em Educação Física, 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
Art. 9º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Enem vai substituir Enade para alunos ingressantes

A partir deste ano, os alunos que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e particulares. A mudança vale apenas para os alunos que estão entrando no curso superior.



Na edição deste ano, cujas provas estão marcadas para 6 de novembro, serão avaliados os cursos de graduação em em Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música. 
A substituição do Enade de ingressantes pelo Enem é uma demanda antiga das instituições de ensino. A participação no Enade é obrigatória – quem não comparece fica impedido de colar grau ao final do curso – mas o desempenho do aluno na prova não interfere no seu currículo. Sem esse compromisso, as instituições defendiam que a nota do curso ficava comprometida.
O Enade é aplicado a ingressantes e concluintes de cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições a partir do “valor agregado” pelo estudante ao longo da formação. A nota obtida pelos alunos é utilizada no cálculo de vários indicadores de qualidade que são utilizados para regular a oferta de ensino no país. O Ministério da Educação (MEC) calcula que 1,2 milhão de alunos estão aptos a participar do exame em 2011.
A inscrição dos alunos é de responsabilidade da instituição e deve ser feita de 18 de julho a 19 de agosto pela internet, todos os acadêmicos selecionados devem ir na coordenação do seu curso conferir os dados de recebimento da confirmação da inscrição. São considerados alunos ingressantes aqueles que tenham iniciado o curso em 2011. Já os concluintes são aqueles que tenham expectativa de formatura em 2011 ou que tiverem cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo.
Apesar de dispensados da prova, os ingressantes que tiverem participado do Enem devem ser inscritos no Enade normalmente, para efeito de cadastro. De acordo com o MEC, a dispensa tem como objetivo reduzir custos e dar eficácia à aplicação da prova. A economia será de aproximadamente R$ 30 milhões. Outro motivo para fazer essa substituição é que o Enade de ingressante, por ser aplicado no fim do primeiro ano letivo, não aferia as habilidades e conhecimentos adquiridos pelo aluno desde sua entrada até o segundo semestre do curso.
No Enade, os alunos que não comparecem no dia da prova ficam em situação irregular no MEC e precisam esperar uma nova edição do exame para obter o diploma. Outra novidade, a partir deste ano, é que o estudante nessa situação não precisará fazer a prova, basta que a instituição de ensino faça sua inscrição e o caso fica regularizado.

sábado, 9 de julho de 2011

Fim de uma era - Educação Física também no espaço!

Saúde no espaço
Agora que já partiu para a última missão de um ônibus espacial, o Atlantis levou cinco experimentos científicos destinados a melhorar a vida aqui embaixo.
Os experimentos vão desde testes de anticorpos, que podem levar a novos tratamentos para a perda óssea, até uma experiência para melhorar a eficácia da vacina para o combate à salmonela.

Esclerostina
O primeiro experimento irá testar um anticorpo para a esclerostina - uma proteína que tem um efeito negativo sobre a formação, a massa e a força dos ossos.
Os pesquisadores do projeto esperam que um tratamento com anticorpos possa inibir a ação da esclerostina.
Os resultados poderão fornecer informações para futuras pesquisas na prevenção e tratamento da fragilidade esquelética que pode ser causada por paralisia, derrame cerebral, distrofia muscular, lesão medular e atividade física reduzida.
A equipe também espera que as descobertas possam levar a potenciais tratamentos terapêuticos para os astronautas, que sofrem uma perda óssea significativa durante os voos espaciais, principalmente em missões de longo prazo.

terça-feira, 3 de maio de 2011

ULBRA faz 20 anos em Gravataí

Em 2011 a ULBRA Gravataí comemora seus 20 anos de atividade na cidade e para comemorar, ingressa num projeto de Responsabilidade Sócio Ambiental que pretende, através de 20 ações, ajudar a conscientizar todaa comunidade acadêmica para a importância da preservaão dos recursos naturais e sociais.

O curso de Educação Física já está integrado no projeto, com suas ações voltadas para esta conscientização em especial nos projetos de extensão de Trekking Escolar, onde crianças de escolas da região aprendem a fazer trilhas na mata sem riscos ao meio ambiente; no Bandeira Verde, salvando vidas, onde o ensino do esporte natação para crianças de escolas públicas da região metropolitana visa diminuir o alto número de mortes por afogamento da população da região e dos inumeros projetos de pesquisa que estão em andamento com ajuda de acadêmicos e de todos os professores.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Estágio Obrigatório na Licenciatura em Educação Física

As disciplinas Estágio em Educação Física I, II, III e IV, terão uma carga horária de 408 horas, ao longo do Curso, conforme orientações da Resolução 02/2002/CNE. Estas disciplinas constituem um processo de transição profissional, que procura ligar duas lógicas (educação e trabalho), proporcionando ao estudante a oportunidade de demonstrar conhecimentos e habilidades adquiridas e também treinar competências que já detém, sob a supervisão de um profissional da área.
Os estágios ocorrerão da seguinte forma:
- Estágio em Educação Física na Educação Infantil, com 68 horas a serem desenvolvidas em escolas de Educação Infantil (0 a 5 anos de idade) através da prática de observações, prática de atuação e confecção de relatório.
- Estágio em Educação Física no Ensino Fundamental Séries Iniciais, com 68 horas a serem desenvolvidas em escolas que disponham de Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries, através da prática de observações, prática de atuação e confecção de relatório.
- Estágio em Educação Física no Ensino Fundamental Séries Finais, com 136 horas a serem desenvolvidas em escolas que disponham de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries, através da prática de observações, prática de atuação e confecção de relatório.
- Estágio em Educação Física no Ensino Médio e Ensino de Jovens e adultos (EJA), com 136 horas a serem desenvolvidas em escolas que disponham de Ensino Médio ou EJA, através da prática de observações, prática de atuação e confecção de relatório.
A forma como o estágio está apresentado, dirige o acadêmico para uma atuação com reflexão, ou seja, o acadêmico deve compor sua prática com os conhecimentos absorvidos anteriormente, construindo seu próprio saber pedagógico[1]. No início do semestre, durante as 3 primeiras semanas, acontece uma instrumentalização do acadêmico para a prática, via simulação de práticas, teatralização de situações e mesmo a visitação dos possíveis locais de atuação. A seguir, o acadêmico parte para uma prática de sondagens e de diagnósticos realizadas na escola escolhida, a fim de detalhar as possíveis formas de atuação que serão planejadas. Num terceiro momento, o acadêmico retorna ao convívio docente para compor seu planejamento da atuação, na forma prática de apresentação e elaboração das suas aulas, com sugestões e correções vindas dos orientadores e supervisores do estágio. A partir deste momento, o acadêmico parte para uma nova prática na escola, com mais recursos e experiências absorvidos de todas as situações anteriores. Na última parte do estágio, acontece o fechamento do estágio, com a confecção de um relatório final de todas as práticas e apresentação de suas experiências adquiridas com a prática deste estágio.


[1] Vide PARECER CNE/CP 28/2001.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Metodologia de ensino na ULBRA Gravataí

O processo de ensino-aprendizagem é referenciado no contexto da formação do acadêmico, orientado pelo princípio metodológico da ação-reflexão[1]. As aulas serão: expositivo-dialogadas, pensando na resolução de situações-problema; dinâmicas, práticas e dramatizações, todas com embasamento didático; e desenvolvimento de atividades individuais e em grupo, através do uso de recursos áudio-visuais e meio eletrônico.
Para registro acadêmico os acadêmicos obterão pontuações por aulas presenciais e semipresenciais, através de no mínimo duas avaliações bimestrais, que culminam na avaliação de Grau 1 (G1) e na avaliação de Grau 2 (G2) acumulativas com direito a substituição de um dos graus e cujos critérios obedecem à regulamentação do Estatuto Geral da Universidade.
As aulas semipresenciais serão caracterizadas por atividades de campo, pesquisa bibliográfica e pesquisa eletrônica, análise crítica de artigos e relatórios técnicos científicos. Estas tarefas serão solicitadas em sala de aula, tendo um plano de aula específico, executadas em campo e avaliadas num momento seguinte novamente em sala de aula.


[1] Citado entre outros, o princípio metodológico da Ação – Reflexão é importante como uma dessas tendências que enriqueceram a Educação Física escolar pode depreender algumas significativas contribuições, tais como: conhecimento científico; pensamento crítico do professor e alunos em relação ao corpo e ao movimento; busca da criatividade; maior e diversificado envolvimento dos alunos nas aulas; maior fundamentação; diversificação de conteúdos (temas da cultura corporal); recusa ao autoritarismo; recusa ao elitismo; preocupação com a inclusão de todos (habilidosos não-habilidosos e especiais); apelo teórico-prático (ação-reflexão-ação / saber-fazer e saber - sobre); sugestão de interdisciplinaridade; princípio da ludicidade; participação efetiva do professor nos diversos espaços e tempos escolares; proposta de avaliação. (CARVALHO, F. L. S. F. de., 2005).

sábado, 26 de março de 2011

Fundamentos do ensino em Educação Física na ULBRA Gravataí

- Os esportes devem ser trabalhados através de uma práxis onde devam ser levantadas suas raízes históricas, concepções e evolução social;
- Os jogos e as brincadeiras lúdicas devem ser abordados considerando a realidade regional e da cultura corporal do acadêmico através das expressões e manifestações características destes elementos, através de levantamento de dados, apresentações e exposições;
- A consciência corporal deverá ser trabalhada de forma que o acadêmico possa aprender a lidar com situações do dia-a-dia, a partir das noções que possui de corpo, através de aulas teórico-práticas do conhecimento e desenvolvimento humano possibilitando reflexões, que lancem desafios e estimulem a criatividade, a crítica e a superação a partir da proposta crítico-superadora;
- As formas ginásticas devem ser trabalhadas através de seu conhecimento histórico, suas origens e sua disseminação no Brasil, levando o educando a compreensão e análise dos pressupostos que também podem ser vistos como teórico-metodológicos;
- A organização de eventos que possibilitem a participação ativa dos acadêmicos, no desenvolvimento e na aplicação das atividades; utilizando-se de uma proposta metodológica que venha de encontro às concepções crítico-superadora e crítico-emancipatória, no sentido de utilizar-se de situações problema e de projetos que ampliem a organização e planejamento das aulas;
- O uso de noções anatômicas, fisiológicas e cinesiológicas utilizando meios que fundamentem os temas abordados a partir de aulas teóricas, visitações e outros recursos, respeitando-se a individualidade de cada um, contextualizando os assuntos trabalhados de maneira a promover uma formação para a autonomia e a criticidade;
- Elaborar as aulas onde os conteúdos sejam os esportes e os jogos, incitando os acadêmicos à criação de novas regras e de formas de participação que contribuam para a superação dos meios institucionalizados, dando-lhes autonomia para modificá-las e transformá-las de modo que sirvam ao interesse geral dos acadêmicos;
- Utilizar-se da leitura e da produção de textos que auxiliem o acadêmico a formar conceitos próprios a partir do seu entendimento da realidade bem como relatá-los com clareza e coerência, relacionando os referenciais trabalhados nas aulas de Educação Física e associando-os as outras áreas do conhecimento, partindo de análises próximas a sua, e suas relações com o mundo globalizado.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Projetos de ensino podem valer bolsa no exterior

Capes seleciona projetos de melhoria do ensino na Educação Física.
Inscrições se estendem até abril e podem valer bolsa de estudo na europa.
 
O objetivo é estimular o intercâmbio de estudantes de graduação em licenciaturas em nível de graduação-sanduíche, com apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Os projetos de parceria institucional selecionados terão atividades iniciadas em setembro de 2011.

Modalidades de Apoio

Para os estudantes brasileiros de graduação, cujo período de permanência no exterior deve ser de 24 meses, os benefícios são seguro saúde e auxílio instalação, pagos em uma única vez, no Brasil; bolsa no valor de € 600 por mês, e passagem aérea.

O programa prevê, ainda, missões de trabalho, com duração mínima de dez e máxima de 30 dias, com o objetivo de facilitar a integração dos alunos à nova cultura universitária; ajustar as respectivas estruturas curriculares; acompanhar o desenvolvimento do projeto; avaliar os seus impactos; manter comunicação permanente entre as instituições envolvidas, e sistematizar informações a respeito do programa que possibilitem a geração de banco de dados.

Entre os benefícios estão seguro saúde e diárias, além de passagens aéreas de ida e volta, no trecho Brasil-Portugal. O número máximo de participantes é de duas pessoas por ano, incluindo o coordenador do projeto. Os recursos devem ser utilizados conforme previsto no Manual de concessão e prestação de contas de auxílio financeiro a pesquisador.

Serão apoiados até 30 projetos. Cada projeto poderá contemplar até sete estudantes, totalizando o número máximo de 210 estudantes.

Candidaturas – Para inscrição, as propostas devem ter caráter institucional e priorizar ações preferencialmente para um conjunto de cursos de licenciatura da respectiva instituição. Além disso, a instituição brasileira deve possuir acordo com a Universidade de Coimbra, em Portugal, e ser membro de rede de universidades com vocação para cooperação internacional. O coordenador deve ser um docente com título de doutor há pelo menos cinco anos, que detenha reconhecida competência na área e disponibilidade de tempo para as atividades acadêmicas e administrativas referentes ao projeto. A equipe deve ter, ainda, pelo menos outros dois docentes doutores.

Os bolsistas devem ter cursado dois semestres da graduação (licenciatura ou sistema de ciclos) nas áreas elencadas no edital, ter cursado todo o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras e ter obtido aprovação integral nos estudos realizados.

Outros requisitos para inscrição encontram-se no edital.

Inscrição – As inscrições serão gratuitas e efetuadas por meio do preenchimento de formulários e envio de documentos discriminados no edital, exclusivamente via internet, pela página da Capes. A documentação complementar deverá ser incluída, obrigatoriamente, no ato do preenchimento da inscrição na internet, em arquivo eletrônico.

A seleção se desenvolverá em quatro fases, todas de caráter eliminatório, sendo elas verificação da consistência documental, análise de mérito, priorização das propostas e reunião conjunta. Os resultados serão divulgados em agosto deste ano.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico cpro@capes.gov.br.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Questões do ENADE são elaboradas por professores universitários

A partir de 2010 o Inep promoveu diversas mudanças na operacionalização do Enade. A principal delas ocorreu no processo de elaboração das provas. Nas edições anteriores, essa atividade era desenvolvida por uma única empresa ou consórcio contratado para aplicar o exame. Para esta edição, a elaboração das provas foi coordenada diretamente pelo Inep, a partir de um banco de questões elaboradas por professores de instituições de ensino superior (IES) do Brasil, o Banco Nacional de Itens do Enade (BNI-Enade).
O BNI-Enade é um acervo de questões (ou itens) elaboradas a partir de matrizes de conteúdos, competências e habilidades pré-definidos, que permitem a montagem de provas que buscam estimar com a maior precisão possível a proficiência dos estudantes com relação aos conteúdos de seus respectivos cursos de graduação.
Por meio de edital de chamada pública, os professores interessados em participar da elaboração de itens realizaram cadastro junto ao BNI. Foi registrada a inscrição de 7.642 docentes de IES públicas e privadas de todas as unidades da federação. O Inep convocou 400 professores, sendo 320 elaboradores e 80 revisores técnico-pedagógicos. O grupo participou de uma capacitação visando compreender os objetivos das provas do Enade, bem como conhecer regras e técnicas para a elaboração de itens. Em seguida, foram promovidas oficinas de elaboração de itens para o BNI-Enade.
Foram elaborados 3.457 questões, distribuídas entre as 19 áreas, mais formação geral e de Cursos Superiores de Tecnologia avaliados. Desse total, 3.126 itens (90,4%) foram considerados técnica e conceitualmente aprovados pelos especialistas de cada área. Após diversas fases de revisão das questões, o Inep, com o assessoramento técnico de professores das áreas e CST, selecionou 580 itens para compor as provas do Enade 2010.

quarta-feira, 23 de março de 2011

ENADE 2011

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.
O Enade tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.
O Enade é desenvolvido com o apoio técnico de Comissões Assessoras de Avaliação de Áreas e Comissão Assessora de Avaliação da Formação Geral. Essas comissões, compostas por especialistas de notório saber, atuantes na área, são responsáveis pela determinação das competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliadas e todas as especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada pelo Enade.
Em 2011 o Enade será realizado no mês de novembro, quando serão avaliados os estudantes dos cursos que:
· conferem diploma de licenciado das áreas de Educação Física.